A 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, chegou ao fim com um saldo positivo, deixando um legado de filmes inspiradores, debates engajados e um público vibrante que celebrou a diversidade e a força do cinema brasileiro.
A Mostra, que este ano teve como tema central “Que Cinema É Esse?”, comprovou mais uma vez sua importância como palco de lançamentos, espaço de formação e plataforma de discussões sobre o futuro do audiovisual no país.
Foram nove dias de programação abrangente, intensa e gratuita com atrações para todas as idades.
Tiradentes recebeu a instalação de três cinemas – Cine Petrobras na Praça; Cine-Teatro e Cine-Tenda.
Foram contratadas mais de 250 empresas mineiras e o evento gerou mais de 2.500 empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia.
Mais de 180 pessoas integraram a equipe de trabalho do evento nas etapas de montagem, execução e pós-produção.
Esta edição contou com a parceria de 20 pousadas e hotéis e 15 restaurantes.
Estima-se que o evento injetou mais de 15 milhões na economia local.
Mais de 38 mil pessoas foram beneficiadas pela ação cultural.
Sucesso nas plataformas
Durante a campanha de divulgação da Mostra, as plataformas digitais do evento registraram mais de 4 milhões de visualizações. Mais de 500 mil acessos foram contabilizados no site, vindos de 81 países. A Mostra também se consolida como um evento de grande relevância para a imprensa, com recorde de 107 jornalistas credenciados, do Brasil e do exterior, e a atenção de mais de 480 veículos de comunicação.
Foto: Jackson Romanelli