Mais de 8,7 milhões de idosos já foram vacinados contra a gripe em todo o país até o início dessa segunda-feira (30). Isso representa 42,12% do total desse público-alvo a ser alcançado. Em relação aos trabalhadores de saúde, foram vacinados 1,7 milhão (34,81%) da meta. O Ministério da Saúde já enviou 23 milhões de doses para os estados.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou no dia 23 de março e segue até 22 de maio. Neste período, serão realizadas mais duas fases em datas e para públicos diferentes. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação ocorrerá no dia 9 de maio.
O estado do Amapá e o Distrito Federal foram os primeiros a atingir a meta de cobertura vacinal para o grupo de idosos, ultrapassando 90%.
Segundo o ministério, os dados sobre a vacinação são repassados pelos municípios e secretarias estaduais. “Até o momento, 9,22% dos municípios (514) ainda não registraram a quantidade de doses aplicadas no Sistema de Informação”.
João Monlevade
Na cidade continua a falta da vacina. Nesta segunda-feira (30), a informação dada à reportagem por funcionário do Centro de Saúde, localizado à rua Duque de Caxias, era de que não tinham vacinas contra a gripe e que apenas na próxima quinta-feira elas serão disponibilizadas na unidade de Pronto Atendimento.
Também não há nenhum programa que leve a vacinação em residências de idosos. Apenas aqueles que estão acamados ou em situação de tetraplegia poderiam contar com o serviço, desde que houvesse a disponibilidade de vacinas.
Enquanto isso, as aglomerações no centro da cidade continuam, sem nenhuma providência dos responsáveis pela administração municipal.
O Município tem dezenas de casos suspeitos de coronavírus e nenhum até o momento confirmado.
Da Agência Brasil e Redação.
Foto: Mundo dos Inconfidentes