Mariana adota novo protocolo de isolamento para os pacientes diagnosticados com a Covid-19

Com nova orientação, paciente positivo para a doença será liberado a partir do sétimo dia de sintoma

Protocolo ainda orienta os contatos domiciliares que residem no mesmo ambiente que o positivado.
Publicidade _

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, informa o novo protocolo de isolamento para os pacientes diagnosticados com a Covid-19. As alterações foram realizadas pelo Ministério da Saúde, no último dia 10 de janeiro e o município já adotou a orientação vigente pelo Órgão.

Segundo os novos protocolos, o paciente positivo para a doença será liberado a partir do sétimo dia de sintoma, se estiver durante as últimas 24 horas que antecedem a data, sem febre e uso de medicação antitérmica no período. Nesse caso, não será necessário testagem e o indivíduo estará liberado para retorno das atividades.

A liberação do paciente também poderá ocorrer no quinto dia, se ele estiver há 24 horas sem medicação antitérmica, com ausência de sintomas e após realização de teste para Covid-19 em que o resultado foi negativo. Já a partir do décimo dia, a dispensa é feita sem a necessidade de testes.

O novo protocolo ainda orienta os contatos domiciliares que residem no mesmo ambiente que o positivado. Em situação dessas pessoas estarem assintomáticas, elas devem manter o isolamento durante o período de 14 dias sem a necessidade de testar. Quando o caso é sintomático, deve passar por atendimento médico e realizar o teste, se confirmado, deve seguir o protocolo para os casos positivos.

Publicidade