Em atividade que marcou o início do programa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, os participantes ( adolescentes e crianças), caminharam pelos bairros, Dandara, São Cristóvão e Vila Maquiné, e entrevistaram moradores e comerciantes da região sobre o manuseio do lixo.
O objetivo era entender um pouco sobre a coleta de lixo nas proximidades da sede do CRIA.
Também foram visitados o Aterro Sanitário e as obras do complexo que abrigam o tratamento de resíduos e materiais, como o novo local da Associação de Catadores de Material Reciclável de Mariana (CAMAR) e Resíduos da Construção Civil (RCC).
Além de incentivar a conexão entre os integrantes do CRIA e a comunidade, a iniciativa tem ainda o objetivo de destacar a importância de cuidar do meio ambiente e separar o lixo.
Através das perguntas feitas pelos visitantes, os residentes e os próprios integrantes do projeto, conseguiram se atentar à questão da coleta seletiva e compartilhar suas experiências com outras pessoas.
Adorivan Tenório, instrutor do Centro de Referência, explicou a caminhada: “Estamos visitando as residências e os comércios, fazendo perguntas com relação a separação de resíduos, aos impactos que podem acontecer com o acúmulo de lixo”.
Ele frisou que o trabalho com os usuários nos bairros é para conscientizar tanta a população e também para que os usuários tenham um aprendizado e passe esse aprendizado para a família.
“O Conviver, Reciclar e Criar” é uma iniciativa de incentivo a práticas de cuidado ao meio ambiente.
Os integrantes aprendem através de atividades educativas e desenvolvem habilidades enquanto compartilham suas experiências com os demais participantes.
O projeto terá mais etapas, como as oficinas de materiais recicláveis, construção de paródias, danças com letras de músicas que falam sobre preservação do meio ambiente, conscientização sobre a importância da coleta seletiva e exposição das atividades.
Sobre o CRIA
O Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA) funciona no período contraturno das aulas escolares, para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, com atividades socioeducativas, recreativas, esportivas e culturais que promovam a criação de um espaço de protagonismo social e a formação cidadã em plenas condições.
O objetivo é trabalhar com atividades que despertam a criatividade e o desenvolvimento de habilidades.
Além disso integra a Proteção Básica do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), atua na garantia de direitos, na prevenção e proteção às situações de risco e vulnerabilidades sociais, em atendimento exclusivo a crianças e adolescentes do município de Mariana
Dúvidas e e esclarecimentos podem ser obtidas pelo fone: (31) 97110-6365.
Foto: Giovanna Marçal