Mariana identificou casos de meningite meningocócica e Vigilância Epidemiológica emite comunicado

Ações de prevenção (como vacinação) e medidas de controle e profilaxia da doença norteiam intervenções da Vigilância Epidemiológica

A vacina Meningocócica conjugada C está sendo ofertada com ampliação dos grupos desde o mês de Outubro de 2022.
Publicidade _

Em razão dos dois casos de meningite meningocócica identificados na cidade de Mariana nos últimos dois meses, estão sendo realizadas através da Vigilância Epidemiológica ações contínuas de prevenção e controle, como a intensificação vacinal e a profilaxia medicamentosa de acordo com a conduta médica nos casos notificados.

A Doença

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda que causa inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra através de secreções respiratórias (salivas, espirro, tosse).

Publicidade
_

Sintomas

Os sintomas e sinais mais frequentes são: febre, dor de cabeça, vômitos, rigidez de nuca, dor de cabeça, dor nas articulações, aversão à luz, podendo ocorrer o aparecimento de pequenas manchas cor violeta na pele.

Vacinação

A vacina Meningocócica conjugada C está sendo ofertada com ampliação dos grupos desde o mês de Outubro de 2022 para os seguintes públicos:

População de 16 a 30 anos não vacinada;
Trabalhadores da Saúde;
Trabalhadores da Educação do ensino superior e técnico;
Estudantes Universitários (escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades públicas ou privadas).
A vacinação é a principal forma de prevenção da doença meningocócica. As vacinas são seguras e eficazes (em média, mais de 95% dos vacinados ficam protegidos).

A Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica segue em constante monitoramento. Para dúvidas e maiores informações entre em contato com a referência técnica, através do número: (31) 3557-1318.

Foto: Giovana Albuquerque/Agência Brasília

Publicidade