Mariana: Passo da Ponte de Areia tem seus elementos artísticos restaurados

O Passo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 1938, e há várias décadas não se encontrava em bom estado de conservação. Foto: Raissa Alvarenga
Publicidade _

O Passo da Flagelação, conhecido como Passo da Ponte de Areia, passou por obras de restauração artísticas. Todos os trabalhos foram executados com recurso do FUMPAC (Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio), com apoio do COMPAT (Conselho Municipal do Patrimônio). Em média, o investimento foi de mais 350 mil reais.

Essa restauração é um resgate para a história de Mariana e do país, já que o Passo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 1938, e há várias décadas não se encontrava em bom estado de conservação.

Durante a execução do projeto, foram encontrados diversos elementos artísticos que estavam sob a guarda da Arquidiocese de Mariana. Todos foram restaurados e inseridos de volta no Passo. Além disso,  existem no município mais cinco Passos, onde serão elaborados os projetos para a futura restauração e abertura para visitação.

Passos

 O significado do Passo relembra “Via Sacra”, os trajetos que Jesus fez até o calvário carregando a cruz,  onde foi crucificado.

Fotos: Raissa Alvarenga/PMM

Publicidade