Emoção e adrenalina são só algumas das sensações que serão vividas pelos atletas inscritos para encarar as trilhas da 29ª edição da maior prova de mountain bike da América Latina: o Iron Biker Brasil. Nos dias 16, 17 e 18 de setembro, eles irão percorrer cerca de 150 quilômetros, divididos em dois dias de prova – sábado e domingo, em Mariana, pelo nono ano consecutivo.
A Praça Gomes Freire (Jardim), um dos cartões postais da cidade, será o coração do evento, sendo ponto de largada e chegada dos ciclistas que participarão dos dois dias da competição. É de lá que vão acontecer largadas independentes em cada dia: atletas do percurso completo (A), às 8h, e do percurso reduzido (B), às 8h45. Este ano, os ciclistas vão percorrer trilhas ainda mais desafiadoras pelos distritos do município, com altimetrias bem definidas para testar o poder de resistência dos competidores.
Atletas de todos os cantos do Brasil
A prova estará recheada de ciclistas de todos os cantos do país, que estarão em busca da superação de seus limites. Primavera do Leste (MT), Cariacica (ES), Itajaí (SC), Maceió (AL), Vitória da Conquista (BA), Natal (RN), Brasília (DF), Goiânia (GO), Macaé (RJ), Boa Vista (RR) e Belém (PA) são alguns dos municípios que garantiram presença e que estarão representados na prova. Um dos organizadores do Iron, Lucas Fonda, ressalta a satisfação em observar a consolidação da competição ao longo dos anos. “Em 2022, vamos poder contar novamente com atletas de todos os cantos do Brasil. Isso é uma satisfação imensa para nós, organizadores. Afinal, são pessoas que estão vindo de cidades de até 2 mil km de distância. Só comprova o amor pelo mountain bike, pelo o esporte e pela própria prova. Estamos ansiosos para a grande maratona desse ano”, contou.
Elite de peso
A categoria Elite – masculino e feminino – também vem forte esse ano. Atletas de destaque nacional e internacional já confirmaram presença na competição. O suíço, Christoph Sauser, será um dos grandes nomes de 2022. O ciclista de 46 anos tem, entre suas principais conquistas, a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos, de Sidney, na Austrália, em 2000, e o bicampeonato (2004 e 2005) da Copa do Mundo de Mountain Bike. Os atuais campeões do Iron Biker Brasil, Nicolas Machado e Karen Olímpio, também estão com a participação garantida.
Cidade sede
Mariana é um cenário perfeito para a prática do mountain bike e para realização do Iron Biker. O município vai receber competidores e turistas de todo o país, durante o fim de semana do evento, sendo um forte elemento econômico para a cidade, que, para este ano, já está com 100% de sua rede hoteleira ocupada. “Mais uma vez, vamos receber a maior prova de mountain bike da América Latina e isso nos enche de orgulho. Com o Iron Biker Brasil, a imagem da cidade percorre o país. Junto com a organização do evento, estamos preparados para recepcionar bem os turistas”, disse o prefeito interino de Mariana, Ronaldo Bento.
Pista de Pump Track
Uma novidade para esse ano de 2022 é a pista de Pump Track, construída na Arena Poliesportiva de Mariana. Este é mais um legado do Iron Biker Brasil para a cidade, que foi viabilizado por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal, onde os organizadores do evento entraram financiando o projeto e os profissionais competentes para a implantação, e a Prefeitura Municipal com o licenciamento da área, material e maquinário. Mariana agora tem a sua disposição a maior pista de Pump Track pública do país, com curvas e rampas ideais para a diversão e desenvolvimento de atletas amadores e profissionais de todas as idades.
“A pista vai incentivar ainda mais o esporte em nossa cidade, disponibilizando mais estrutura para nossos atletas treinarem suas habilidades. Também favorece o turismo, uma vez que atrai pessoas de outras regiões para também conhecerem nosso espaço”, avaliou o prefeito Ronaldo Bento. Para um dos organizadores do Iron Biker Brasil, Lucas Fonda, a construção da pista em Mariana é mais uma consolidação de como o município se tornou uma das principais referências do esporte em Minas Gerais e no Brasil. “Nós entramos com essa parceria até por tudo que essa ação representa. Mariana vem, nos últimos anos, sendo a capital do mountain bike no país não apenas por sediar o Iron Biker Brasil, mas por incentivar a prática esportiva, por meio do desenvolvimento de projetos como esse”.