Mariana recebeu mais de 6 mil pessoas no último fim de semana

Prova de ciclismo virou atrativo e novo incentivo ao turismo. Comerciantes comemoraram resultados. Vencedores da competição também.

Prova foi realizada sob tempo chuvoso. Neste ano, mais de 150 atletas marianenses participaram da competição.
Publicidade _

Neste final de semana, 12 e 13, Mariana recebeu, pela 15° vez, a maior prova de Mountain Bike da América Latina, o Iron Biker Brasil. O evento, que não foi realizado no ano de 2020 devido a pandemia da Covid-19, teve sua retomada contando com a presença de mais de 1.500 competidores. Os atletas percorreram no percurso completo, 96,2 km e, no percurso reduzido, 60,2 km, tendo como total cerca de 150 km, entre trilhas desafiadoras, com o objetivo de testar as habilidades dos participantes.

Nicolas Machado e Karen Olímpio garantiram os melhores resultados nas categorias Elite masculina e feminina e se consagraram campeões da edição de 2021. Karen se demonstrou contente com o resultado e ressaltou a sua felicidade em ganhar a competição pela primeira vez. “O Iron é um desafio com um pouco mais de trilha e foi muito sofrido pelo esforço necessário ao passar pelo barro. Consegui manter a liderança na primeira e segunda etapa e estou muito feliz em completar a minha primeira prova como campeã. Foi emocionante e gratificante”, disse a campeã da elite feminina.

“Sonhei muito com esse momento e estou bastante feliz com a vitória também no segundo dia. A disputa estava acirrada, mas na parte mais íngreme do trajeto consegui me recuperar e garantir a vitória”, disse Nicolas Machado, campeão da elite masculina.
Economia
Muito maior que a alegria dos vencedores da competição e tão intensa quanto a emoção dos participantes da prova, os comerciantes, proprietários de restaurantes, lanchonetes, pousadas e outros prestadores de serviços do município comemoraram com ênfase os bons resultados obtidos no final de semana.

Publicidade
_


O evento movimentou o turismo e lazer na cidade ao atrair cerca de 6 mil pessoas, entre competidores, familiares e apreciadores do esporte. “Viemos prestigiar esse grande evento em Mariana e apoiar dois amigos da nossa cidade que estão participando da competição. Gostamos muito e, com certeza, participaremos também no próximo ano”, disse Tadeu, da cidade de Toledo – MG.
As proprietárias do restaurante Lua Cheia, localizado na Rua Dom Viçoso, reforçaram a importância do evento. “É uma das maiores fontes de injeção de dinheiro em nossos restaurantes e demais comércios. Tem um movimento muito bom pela grande quantidade de turistas e apreciadores do esporte que são atraídos até a cidade”, afirma Marly.
Competidores da terra
Neste ano, mais de 150 atletas marianenses participaram da competição. O município é uma referência na prática do esporte e diariamente, mais de 400 pessoas percorrem as ruas da cidade de bicicleta, o que incentiva outras a praticarem o esporte.

Os resultados oficiais estão no site do Iron Biker Brasil: https://www.ironbiker.com.br/resultados.

Fotos: Lívia Maria

Publicidade