Início Cultura Memorial Vale apresenta show “Francisco”

Memorial Vale apresenta show “Francisco”

Espetáculo tem Mariana Arruda interpretando canções de Chico Buarque

A proposta é oferecer ao público um passeio que brinca com lugares que Chico permeia: a atmosfera dos cabarés, do Rio, de Paris, do samba, da filosofia.

Um mergulho na obra de Chico Buarque, na voz da cantora e atriz Mariana Arruda, será a atração do Memorial Vale na próxima quinta-feira, 23 de junho, às 19h30. Mariana vai interpretar canções que versam a lábia masculina e, diferente do que corriqueiramente acontece, em “Francisco” é o homem que canta suas amadas em infinitas relações destes amores baratos e mambembes.


O show terá interpretação em libras e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do evento (no máximo um par por pessoa). O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.


“Francisco” tem pitadas cênicas bem dosadas neste repertório musical que vem não só da trajetória no teatro da intérprete, mas de toda a equipe artística envolvida no projeto. A direção do show é assinada pela atriz, figurinista e diretora Lira Ribas, filha do saudoso Marku Ribas, que explora neste espetáculo dois espaços complementares: da atriz e da cantora. A proposta é oferecer ao público um passeio que brinca com estes lugares que o Chico permeia: a atmosfera dos cabarés, do Rio, de Paris, do samba, da filosofia.


Os arranjos são de Leandro Aguiar, formado pela escola de música Bituca e ex-integrante do Grupo Ponto de Partida. A direção de voz e interpretação é de Babaya Morais, uma das mais renomadas nos estudos da voz e preparação vocal do Brasil. A interpretação de Mariana Arruda é teatral, pois este é seu lugar de origem, e a partir disso é feita a ponte entre música e teatro.

Mariana Arruda. Foto: Tati Motta

Este trio de intensa experiência teatral, além de musical, aventurou-se neste espetáculo que mostra a face cantora da atriz Mariana Arruda, integrante da cia de teatro de rua Maria Cutia que há quase 17 anos pesquisa o diálogo entre música e teatro em seus espetáculos.
A escolha do repertório centra sua dramaturgia nas canções do eu lírico masculino, que trata de paixões, separações, exaltando suas amadas e o amor do compositor pelo samba e pela arte. Uma grande homenagem às mulheres e aos artistas. “Francisco” dá título ao espetáculo onde Mariana Arruda canta o Chico Buarque adorado por homens e mulheres. “Uma noite pra cantar o amor. Como se esse nosso Chico cantasse todos nós, com sua lábia tão peculiar”, brinca Mariana.

Sair da versão mobile