Mês da Consciência Negra é celebrado na Casa de Cultura Negra, promovendo a memória e resistência do povo preto

Atividades culturais são realizadas dos dias 03 a 27 de novembro desse mês.

Publicidade _

 A Casa de Cultura Negra de Ouro Preto conta com uma programação de cursos e eventos voltados para a promoção da valorização da cultura do povo preto durante o Mês da Consciência Negra, contando com rodas de conversa, oficinas de canto e tambores. Segundo Kedison Guimarães, diretor de promoção da igualdade racial da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, a importância do Mês da Consciência Negra reforça a luta pelo resgate da ancestralidade do povo preto, em conjunto com a luta pela igualdade racial. Ele destaca, também, a relação entre o dia 20 de novembro e o dia da morte do líder Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência da comunidade negra. 

   “A gente reforça o Dia da Consciência Negra com ações, mas que essas ações não sejam só em datas comemorativas, que elas sejam ações pautadas anualmente, e que essas ações se tornem políticas afirmativas para a população negra”. 

   Outro ponto importante na conversa com Kedison foi que, apesar de Ouro Preto ser a segunda cidade mais negra do Brasil, segundo o IBGE, o povo preto não ocupa os principais cargos políticos e econômicos da cidade. Para mudar essa perspectiva colonialista, é necessário que a educação e a saúde sejam anti racistas e decoloniais, promovendo a representatividade de pessoas negras em posições importantes. Recentemente, a Secretária de Saúde de Ouro Preto criou o comitê igualitário de saúde que assiste às populações mais vulneráveis, como a população LGBTQIA + e a população negra. 

Publicidade
_
Via: Peterson Bruschi
Publicidade