Mesas interativas auxiliam aprendizagem na rede municipal de Itabira

Sistema educacional recebe investimentos para ter a tecnologia como aliada da educação

As mesas atenderão preferencialmente aos alunos da educação especial, crianças com alguma necessidade especial como autismo, TDAH, síndrome de down, dentre outras.
Publicidade _

Um investimento de cerca de R$ 12 milhões tem garantido que professores e alunos possam vivenciar novas experiências com equipamentos modernos de informática, robótica e programação na rede de ensino de Itabira.
Os materiais foram adquiridos no fim do ano passado e agora chegam às escolas da rede municipal.
Um dos atrativos é a “Play Table”, uma mesa interativa voltada, principalmente, para alunos com necessidades especiais.

Nesta segunda-feira (6), o prefeito Marco Antônio Lage e a secretária municipal de Educação, Laura Souza, foram ao Colégio Municipal Professora Didi Andrade, quando acompanharam um treinamento dos professores e conheceram a nova tecnologia disponível aos alunos.
Serão duas mesas interativas em cada instituição do município, totalizando 54 equipamentos.
A inovação faz de Itabira pioneira em Minas Gerais no uso deste tipo de equipamento na rede municipal de educação.

Tecnologia e inclusão:

“ Quero que vocês, como jovens, tenham a oportunidade de trabalhar com a tecnologia. O futuro de Itabira está ligado à inovação e vocês vão fazer parte disso. Aqui, na escola, o amanhã é feito hoje”, disse o prefeito Marco Antônio Lage na unidade escolar.
Ele assegurou que o que tiver de melhor em tecnologia no mundo será ofertado em Itabira.
A secretária de Educação, Laura Souza, comemorou os investimentos e afirmou que o benefício será enorme para os alunos. Ela defendeu a educação inclusiva para dar a todos as mesmas oportunidades de aprendizagem.
“As mesas digitais auxiliam no aumento da independência dos nossos alunos que utilizam as salas de recursos, sendo particularmente importantes para o desenvolvimento dos alunos autistas”, disse.

O treinamento dos professores de informática com os kits de robótica será feito em 32 horas/aula para que os profissionais estejam aptos a utilizarem os recursos e apresentarem a proposta didática.


Os materiais já começam a ser utilizados pelos alunos em abril, durante as aulas de informática.

Publicidade