Mesmo pensamento: Com mais de 33.000 mortos, Estados americanos começam a anunciar datas para diminuir as restrições aos coronavírus

Publicidade _

Vários governadores tomaram medidas para reabrir gradualmente seus estados, com Texas, Minnesota e Vermont na sexta-feira anunciando datas para facilitar certas restrições. 

O presidente Trumpdivulgou diretrizes gerais na quinta-feira, mas deixou planos específicos para os governadores.

Enquanto isso, o presidente Trump aparentemente tomou o lado de manifestantes em Minnesota, Michigan e Virgínia que estão desafiando as ordens de distanciamento social para se unir às medidas de segurança dos estados destinadas a impedir a propagação do coronavírus.

 Em tweets consecutivos, Trump escreveu: “LIBERATE MINNESOTA” e, em seguida, “LIBERATE MICHIGAN” e, em seguida, “LIBERATE VIRGINIA, e salve sua grande segunda alteração. Está sitiado!

Aqui estão alguns desenvolvimentos significativos:

  • Trump e o governador de Nova York, Andrew M. Cuomo (D) brigaram na sexta-feira sobre o papel federal na reabertura da economia, com Cuomo pedindo mais ajuda financeira de Washington para testes e Trump dizendo a ele para gastar menos tempo reclamando.
  • Centenas de casas de repouso em áreas com surtos violaram repetidamente as regras de controle de infecções, segundo uma análise do Washington Post . Das cerca de 650 residências com casos de coronavírus divulgados publicamente, 40% foram citados mais de uma vez por violações relacionadas ao controle de infecções.
  • Enquanto as autoridades avaliam a reabertura da economia, os especialistas ainda não sabem o quão mortal é a covid-19 . Sem testes generalizados, permanece quase impossível determinar com precisão a letalidade do vírus.
  • As ações ganharam pela segunda semana consecutiva o otimismo dos investidores sobre os governos darem passos pequenos em direção à abertura de suas economias e os primeiros sinais de que a ciência pode estar ganhando com o coronavírus.
  • O produto interno bruto da China encolheu pela primeira vez em décadas, quando a pandemia de coronavírus causou um golpe devastador na segunda maior economia do mundo – um vislumbre do que pode estar por vir no mundo.
  • O número de mortos em Wuhan, o epicentro do surto na China, foi revisado em alta em 50% na sexta-feira. A mudança seguiu críticas generalizadas aos dados da China, embora as autoridades tenham oferecido vários motivos para a revisão, incluindo mortes em casa que não foram incluídas nas estatísticas anteriores.

Trump apoia manifestantes atacando governadores democratas por ordens de permanência em casa

Policial fala com os frequentadores da praia em Tybee Island, Geórgia . Distanciamento social opõe vários governadores e o presidente Trump. Foto: Stephen B. Morton / Atlanta Journal-Constitution /

Aparentemente, Trump tomou o lado de manifestantes em Minnesota, Michigan e Virgínia que estão desafiando as ordens de distanciamento social para se unirem contra as medidas de segurança dos estados destinadas a impedir a propagação do coronavírus.

Em tweets consecutivos, Trump escreveu: “LIBERATE MINNESOTA!” então, “LIBERATE MICHIGAN!” e, finalmente, “LIBERATE VIRGINIA, e salve sua grande segunda alteração.  Está sitiado!

Publicado em: The Washington Post

Foto: Joyce Boghosan/Casa Branca

Publicidade