Início Cidades Mariana Moradores de Camargos participam de simulado prático de emergência

Moradores de Camargos participam de simulado prático de emergência

Exercício teve apoio da Samarco

Neste domingo, 1º de setembro, o simulado ocorrerá em Ponte do Gama, outro distrito de Mariana, dentro do Plano de Ação de Emergência das Barragens de Mineração (PAEBM).

No último domingo, trinta e nove pessoas da comunidade do distrito marianense de Camargos, participaram do simulado prático de emergência realizado pela Defesa Civil Municipal, em parceria com a Samarco.
O exercício segue procedimentos do Plano de Ação de Emergência das Barragens de Mineração (PAEBM).
Ele tem o objetivo de testar e aprimorar protocolos de segurança, preparando as comunidades para emergências.
Além de moradores, o simulado contou com a participação de outras pessoas, entre organizadores e observadores, e durou 32 minutos.
“A participação das comunidades é muito importante para aprimorarmos nosso plano de ação. As simulações de emergência são oportunidades de revermos, na prática, os processos de interdependência, papéis, responsabilidades, gerenciamento de recursos e incidentes”, ressalta a engenheira geotécnica da Samarco, Dirley Bernardi Rodrigues.
Ela destaca, ainda, que o exercício fortalece a integração com os órgãos de respostas como Corpo de Bombeiro e Defesa Civil.

No horário do simulado houve o toque real de sirene, que foi precedido de mensagem informando aos participantes que se trata de um simulado e que as pessoas deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro definidos.

Ponte do Gama e monitoramento


Neste próximo domingo, 1º de setembro, o simulado ocorrerá em Ponte do Gama, outro distrito de Mariana, que também será orientado pelo PAEBM.

Dentro de seu plano de segurança, todas as estruturas geotécnicas da Samarco estão estáveis e são monitoradas 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio do Sistema Integrado de Segurança, que inclui o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), que conta com mais de 2000 equipamentos de última geração e equipes de técnicos que fazem inspeções em campo.

Foto: Arquivo Samarco

Sair da versão mobile