Moradores dos distritos de Mariana — Camargos, Ponte do Gama, Paracatu de Baixo, Paracatu de Cima, Borba, Pedras e Campinas — participam na manhã deste sábado (21), do simulado de emergência realizado pela Defesa Civil de Mariana, em parceria com a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Guarda Municipal e apoio da Samarco. O simulado é orientado pelas normas e procedimentos que compõem o Plano de Ação de Emergência das Barragens de Mineração da Samarco. O objetivo principal é treinar a comunidade e os agentes municipais para agir de forma adequada em casos de situações de emergência, além de dar conhecimento às ações previstas no Plano de Ação de Emergência. A novidade deste ano foi o planejamento participativo com a presença de representantes das comunidades e das secretarias de Mariana no Comitê Gestor do Simulado.
Com a ação, a Defesa Civil municipal de Mariana e a Estadual também poderão medir e avaliar o tempo de resposta à emergência do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Guarda Municipal, e também o nível de engajamento das comunidades no exercício.
A realização dos treinamentos para situação de emergência é de responsabilidade dos municípios. A Samarco apoia o evento e fornece a infraestrutura, que inclui veículos e a participação de empregados, além de facilitadores. Cerca de 60 empregados da Samarco estarão envolvidos no simulado. Na última semana foram realizadas ações prévias para explicar para as comunidades como o exercício seria realizado e qual a importância da participação de todos. Também foram realizadas ações preparatórias com os órgãos participantes, incluindo uma visita ao Complexo de Germano.
Hoje (19) foi realizado simulado de emergência na cidade de Barra Longa e nos distritos de Barreto e Gesteira.