Como parte da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente Ouro Preto, entre 18 e 23 de outubro de 2022, a cidade histórica Ouro Preto recebe o Seminário “Patrimônio na Contemporaneidade – Narrativas Expandidas e Perspectivas Cruzadas”, que se propõe a ampliar as reflexões sobre os múltiplos sentidos e significados do conceito de patrimônio. Para isso, serão promovidas rodas de conversas, palestras e oficinas, abordando os diversos aspectos e atividades relacionados ao tema, das artes, artistas e tradições à conservação e restauração, incluindo seus muitos pontos de interseção, reunindo representantes da cadeia produtiva, academia, artistas e artesãos, técnicos, mestres e das instituições e órgãos de atuação, apoio e reconhecimento das áreas em foco.
Todas as atividades são gratuitas e, para conferência, rodas de conversa e oficinas, é necessário fazer inscrição prévia (links mais abaixo). As palestras e rodas de conversa terão transmissão ao vivo pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube e a Mostra terá, ainda, apresentações artísticas e uma feira cultural e gastronômica. A iniciativa se integra ao programa Arte de Toda Gente, da Fundação Nacional de Artes – Funarte e da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, contando em Ouro Preto com a parceria da Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP e da Prefeitura Municipal de Ouro Preto – PMOP.
Programação do seminário (em formato híbrido, presencial e on-line):
Abertura
18 de outubro de 2022, terça-feira, às 18h
Onde: Anexo do Museu da Inconfidência
Conferência de abertura: “Modos confluentes”, Antônio Bispo dos Santos (Nêgo Bispo), às 20h.
Apresentação Musical: “Resenha da Canção”, com Sílvia Gomes, às 21h.
Rodas de conversa
Onde: Casa Bernardo Guimarães – Auditório Vinícius de Moraes – FAOP – Cabeças
19 de outubro de 2022, quarta-feira, de 9h às 12h
Tema: Patrimônio: Educação, Turismo e Lazer
Participantes: de Minas Gerais, Mina Du Veloso, Coletivo Outro Preto, Maria Cristina Rocha Simão (IFMG) e Chiquinho de Assis (Prefeitura Municipal de Ouro Preto); do Rio de Janeiro Mônica Lima Souza (Cais do Valongo, Rio de Janeiro, RJ), José Sérgio Barros e Paula Fabricante (Paraty, RJ). Mediação de Luana Marina Santos (FAOP/UFMG).
Participação Musical: Tiago Couto (flauta)
20 de outubro de 2022, quinta-feira, de 9h às 12h
Tema: Patrimônio: História, Cotidiano e Reconstrução Social
Participantes: de Minas Gerais, Nida Costa e Yara Mattos (Ecomuseu da Serra de Ouro Preto), Mauro Luiz da Silva (Museu dos Quilombos e Favelas / MUQUIFU, Belo Horizonte) e Hugo Guarilha (UFOP – Patrimônio Digital); de Brasília, DF, Sônia Rampim (Iphan); de São Miguel das Missões, RS, Ana Lúcia Goelzer Meira (Unisinos e Icomos-Brasil). Mediação de Márcia Arcuri (Museologia/UFOP).
Participação Musical: Marquinho Aniceto (violão)
21 de outubro de 2022, sexta-feira, de 9h às 12h
Tema: Patrimônio: Diversidade, Coexistências e Articulações
Participantes: de Minas Gerais, Joaquim Mantega (Reinaldo de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito “ A Fé que Canta e Dança”, Ouro Preto), Danilo Antônio Campos da Silva Borum-Kren (professor e cacique do povo Borum-Kren); de São Cristóvão, SE, D. Madalena (Grupo de Samba de Coco da Ilha Grande); de São Luís, MA, Dinho Araújo (artista e gestor cultural) e, de Olinda, PE, Aneide Maria de Santana (Arquivo Público Municipal). Mediação de Rachel Falcão (FAOP/UFMG).
Participação Musical: Kastora dos Anjos (percussão)
Para inscrições para o Seminário “Patrimônio na Contemporaneidade”, clique aqui
Oficinas – 19 a 21 de outubro de 2022, de 14h às 18h
Onde: FAOP – Antônio Dias / FAOP – Cabeças / Casa de Gonzaga
Temas:
. Arte e Patrimônio – Memória, História e Outras Narrativas (com Ivan Grilo)
. Patrimônio Cultural e suas Multiplicidades (com Liliane Moreira)
. Oficina de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial (com Renata Galvão)
Para inscrições nas oficinas, clique aqui
Outras atividades
Apresentações artísticas:
18/10, 21h no Anexo do Museu da Inconfidência – Sílvia Gomes
21/10, 21h na Casa de Gonzaga, SambaPretoChoroJazZ: Tributo a Chico Rei
22/10, de 10h às 18h, no Anexo do Museu da Inconfidência – Exibição dos vídeos da Mostra Virtual Bossa Criativa – Arte de Toda Gente
22/10, na Praça Tiradentes
11h – Espetáculo teatral “Poemas e Grinaldas” – Cia Lamparina
14h – Chorinho com o Coletivo Casanova
15h30 – Chorinho com o Trio Choro Negro
17h – Show com o Candonguêro
23/10, na Praça Tiradentes
11h – Espetáculo teatral “Griô: tambores, princesas e baobás”, com a Cia 2×2
14h – Cortejo com a Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia (início no pátio central do Museu da Inconfidência, até a Praça Tiradentes)
16h – Maracatrupe
17h – Show com o violeiro Chico Lobo
Conversa com autores de livros
21 de outubro de 2022, de 18h30 às 22h
Onde: Casa de Gonzaga
. “De reino traficante a povo traficado: a diáspora dos courás do golfo do Benim para Minas Gerais (América portuguesa, 1715-1760)” – Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa, com Moacir Rodrigo de Castro Maia;
. “Cidade Patrimônio Cultural – A Voz do Morro em Ouro Preto”, com Ivi Félix
Apresentação Musical com SambapretoChoroJazZ: Tributo a Chico Rei
Construção de Mapa Mental-Afetivo (mediação: Ricardo Macêdo) – durante todo o evento.
Onde: FAOP – Cabeças
Feirinha cultural e gastronômica
22 e 23 de outubro de 2022, de 10h às 17h
Onde: Praça Tiradentes
– para a programação completa, acesse bossacriativa.art.br –
https://mostrabossacriativa.artedetodagente.com.br/ouro-preto/
A Mostra ATG
A Mostra Arte de Toda Gente já realizou edições em outras regiões, nos formatos presencial e online, cujos vídeos podem ser acessados no site do projeto Bossa Criativa https://www.bossacriativa.art.br/ e no canal Arte de Toda Gente no Youtube https://www.youtube.com/c/ArteDeTodaGente.
A iniciativa é voltada para a divulgação de cidades onde estão localizados pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural.
Arte de Toda Gente, os projetos da parceria Funarte-UFRJ
O programa Arte de Toda Gente compreende três diferentes iniciativas, desenvolvidas em parceria pela Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade e lançadas a partir de 2020. São elas os projetos Bossa Criativa – Arte de Toda Gente (www.bossacriativa.art.br), Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovoolhar.art.br/).