A Guarda Civil Municipal (GCM) de Mariana, em parceria com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), realiza o cadastramento das mulheres em situação de violência para repasse de equipamento de socorro, o “botão do pânico”.
A possibilidade está inserida no Programa Patrulha Maria da Penha, idealizado pela Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Segurança Pública.
Ele tem como objetivo garantir a proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade, diz a idealizadora do programa, GCM Ana Cláudia Sampaio.
“Esse é um trabalho multidisciplinar que visa a prevenção, monitoramento e acompanhamento de mulheres, estabelecendo uma relação direta com a comunidade e garantindo atendimento sem vitimização, de maneira humanizada e inclusiva”, esclarece.
Botão do Pânico
Quando acionado, o equipamento envia um sinal para a central de monitoramento da GCM com a localização da mulher em situação de vulnerabilidade.
Com isso, uma equipe é deslocada imediatamente para atender a ocorrência.
“Todas as medidas para proteção da vítima são adotadas e o agressor, caso seja localizado, é preso em flagrante”, explica a GCM.
A vítima é amparada e encaminhada para atendimento médico, caso necessário.
Cadastro
O cadastro pode ser feito no Creas – Rua André Corsino, nº115 e na Secretaria de Segurança Pública – Praça Gomes Freire, nº 220
Os contatos via telefone podem ser feitos através da Patrulha Maria da Penha: (31) 3558-5356; Creas: 3557-2913; Guarda Civil Municipal: 153 ou Polícia Militar: 190