Na próxima quarta-feira, dia 11, às 19h, o Museu Boulieu abre a exposição Patrimônio da Humanidade – Arte Sacra na América Latina de Percival Tirapeli, especialista em arte barroca latino-americana que contribuiu na criação dos textos expográficos do Museu Boulieu.
Na exposição, Tirapeli experimenta novas formas de abordar o controverso tema das missões jesuíticas, unindo conhecimento e vivência como pesquisador à experiência e criatividade como artista plástico.
As fotografias, a grande maioria feita pelo artista e pesquisador, buscam refletir a importância da obra dos jesuítas junto aos indígenas.
As obras sobre tela são colagens a partir das folhas de prova de impressão dos livros do autor.
Para a exposição, Tirapeli também elaborou um catálogo reunindo as imagens dessas telas, além de poemas, aspectos históricos e reflexões filosóficas sobre essa produção artística.
“Patrimônio da Humanidade – Arte Sacra na América Latina” fica em cartaz no Museu Boulieu até o final de fevereiro.
O horário de funcionamento do museu é na segunda-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo: das 10h às 18h. (Entrada inteira: R$10 / meia entrada: R$5) – Quarta-feira: das 13h às 22h (Entrada gratuita). Na terça-feira o local fica fechado.
Sobre Percival Tirapeli
Percival Tirapeli é um renomado autor, artista plástico e especialista em arte barroca latino-americana.
Com uma paixão duradoura pelas cidades históricas de Minas Gerais, ele dedicou-se ao estudo e à disseminação do conhecimento sobre a arte e a cultura brasileira.
Seus trabalhos anteriores incluem diversos livros sobre arte barroca, análises de obras sacras e cursos ministrados em instituições renomadas.
Percival Tirapeli é reconhecido como uma das principais autoridades no assunto.
Foto: Ane Souz