Museu Casa dos Inconfidentes recebe atividades do Projeto “O Giro”

Publicidade _

Grupo Ajayô Teatro Em Pé realizou intervenção artística no Museu Casa dos Inconfidentes no dia 9 de outubro.

O Museu Casa dos Inconfidentes recebeu no dia 9 de outubro os alunos da Creche Municipal Arco Íris, que participaram de uma contação de histórias realizada pelo grupo Ajayô Teatro Em Pé, através do projeto “O Giro”. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Ouro Preto e o CATOP (Coletivo de Artistas de Teatro em Ouro Preto).

Os atores Dhu Rocha e Pedro Silva levaram muita diversão e conhecimento para as crianças da creche, localizada na Vila Aparecida. A história intitulada “o menino que conversava com as folhas” é uma adaptação de uma lenda africana, e contou com a participação interativa das crianças, que pularam, conversaram e sugeriram situações para o personagem. Uma cama elástica, algodão doce e um piquenique incrementaram ainda mais a atividade.

O projeto “O Giro” teve início no dia 14 de setembro deste ano. Criado em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, começou a partir de uma reunião na Casa do Folclore, onde o CATOP propôs a ocupação dos espaços culturais da cidade para intervenções artísticas. Após a reunião, os responsáveis pelos espaços foram contatados e receberam a ideia com muito entusiasmo. A partir daí surgiu o projeto, que conta com a participação de três companhias de teatro de Ouro Preto, as quais ocupam espaços culturais da cidade em busca de promover oficinas, ensaios, intervenções, cortejos e apresentações teatrais, internamente e junto à comunidade. Até o final de novembro, o projeto “O Giro” também realiza apresentações na Casa do Folclore e na Casa de Cultura do Padre Faria, com atividades de teatro, dança, poesia, dentre outras.

Publicidade
_

O projeto artístico tem duração de três meses e pessoas de todas as idades podem participar das atividades, que são gratuitas. Os interessados devem realizar a inscrição no Museu Casa dos Inconfidentes, na Vila Aparecida; na Casa do Folclore, no Centro; e na Casa de Cultura do Padre Faria, no Padre Faria. As vagas são limitadas e os temas incluem iniciação teatral, escrita poética, jogos teatrais e dança.

Publicidade