Museu do Oratório participa da 21ª Semana de Museus

Com o tema Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar, a 21ª Semana de Museus visa aproximar os museus brasileiros da comunidade

Museu do Oratório participa da 21ª Semana de Museus
Publicidade _

O Dia Internacional dos Museus é comemorado em todo o mundo em 18 de maio, e no Brasil, celebramos com a Semana Nacional de Museus. O Museu do Oratório, em Ouro Preto, participa da 21ª edição da Semana de Museus com uma programação especial voltada para a comunidade local.

De 15 a 21 de maio, o Museu do Oratório oferece visitas mediadas ao acervo, das 9h30 às 17h30. Com 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX, a exposição conta a rica história da arte mineira e brasileira. A equipe do museu estará disponível para guiar os visitantes pelos detalhes da exposição.

Além das visitas mediadas, o Museu do Oratório também oferece atividades educativas e artesanais. No dia 15 de maio, o museu recebe o grupo APAE para uma visita mediada e atividade com o material educativo “Oratórios para colorir”. Já no dia 16 de maio, terça-feira, o museu promove uma oficina de velas artesanais com utensílios recicláveis, das 13h30 às 16h30. Além de ser uma atividade artesanal, é também geradora de renda.

Publicidade
_

No dia 17 de maio, quarta-feira, o Museu do Oratório terá entrada gratuita para todos os públicos, das 9h30 às 17h30. Infelizmente, no Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio, o museu estará fechado devido a uma manutenção da Cemig na região.

A Semana Nacional de Museus é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus e tem como objetivo mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um tema comum. Em 2023, o tema é Museus, Sustentabilidade e Bem-estar, escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). A Semana Nacional de Museus busca promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, democratizar o acesso a eles, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Publicidade