Mutirão de prevenção a retinopatia diabética é realizado no distrito de Amarantina

Foto: Cynthia Veiga
Publicidade _

A Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto, realizou o mutirão de exames contra a Retinopatia Diabética no distrito de Amarantina. A retinopatia é uma das complicações mais comuns do diabetes, sendo a causa mais frequente de cegueira adquirida.

Ao todo, 53 pessoas realizaram o exame de retinografia. Essa técnica observa e tira fotografias da retina, do nervo óptico e do fundo do olho. Fátima Aparecida, moradora do distrito, realizou o exame pela primeira vez nesse mutirão e disse que a iniciativa é importante, pois nem todo mundo consegue ir à sede para realizar o exame e que ele é necessário para que o tratamento seja feito de forma correta, caso seja preciso.

O Município inaugurou o Hospital dos Olhos há dois meses e oferece à população toda a linha de cuidado com a retina, incluindo os cuidados referentes à retinopatia diabética.

Alessandro Veiga, oftalmologista do Hospital dos Olhos, explica que os pacientes diabéticos possuem alterações nas estruturas vasculares e que com isso eles acabam sendo acometidos por algumas complicações e os vasos oculares são sensíveis às alterações glicêmicas. “O exame de retinografia que estamos realizando em todos os pacientes que possuem diabetes no Município permite estadiar o grau de acometimento da retina dos pacientes portadores do diabetes e, a partir daí, propor o tratamento, oferecendo um controle adequado do diabetes para que os pacientes possam ter qualidade de visão”.

A retinopatia diabética é a segunda causa de cegueira do mundo, com essa ação, a Prefeitura segue mapeando os pacientes, indicando o tratamento e garantindo uma assistência adequada. Além da sede e do distrito de Amarantina, o mutirão ocorreu em Santa Rita e o intuito da atenção secundária é que todos os distritos sejam contemplados com a ação.

Publicidade