Nath Rodrigues faz espetáculo inédito no Memorial Vale

Apresentação virtual terá participação do músico André Oliveira e integra o mês da Consciência Negra

Nath Rodrigues dedica o seu trabalho à música brasileira instrumental, à canção e à pesquisa dos efeitos da música sobre corpo-mente-espírito. Foto:
Publicidade _

A multi-instrumentista Nath Rodrigues convida André Oliveira para show inédito neste neste domingo, 21 de novembro, às 11h, dentro do projeto Memorial Instrumental, que celebra, nesta edição, o mês da Consciência Negra e os 10 anos do Memorial Vale.
A apresentação será exibida online, no YouTube do Memorial. No (re)encontro, os dois artistas trazem à superfície um repertório que fez e faz parte da formação musical de ambos. Amigos e parceiros musicais desde os tempos da graduação na Escola de Música da UEMG, Nath e André reúnem o choro e a MPB no entorno da pesquisa sobre sonoridades, timbres e camadas diversas utilizando como base instrumentos de cordas.

Nath Rodrigues dedica o seu trabalho à música brasileira instrumental, à canção e à pesquisa dos efeitos da música sobre corpo-mente-espírito. É multi-instrumentista, cantora, compositora e investigadora das artes. A artista é integrante do “Lugar de Mulher”, coletivo que promove trabalhos musicais que têm mulheres na cadeia produtiva e criativa. Nath lançou em julho de 2019 seu primeiro disco solo: Fractal. O álbum é composto por 11 músicas inéditas que percorrem parte da trajetória musical da artista e sintetizam um pouco de suas influências até aqui. Fractal conta com participações de Chico César (PB), Sérgio Pererê (MG), Maíra Baldaia (MG) e outros. A artista está se preparando seu segundo álbum, Fio, com produção, acompanhamento e belos timbres de Pedro Cambraia, o Cido.

Iniciada em março de 2020, a série Memorial Instrumental tem curadoria de Juliana Nogueira. A abertura aconteceu com show em trio em homenagem às mulheres, formado pelos músicos Christiano Caldas (piano), Lincoln Cheib (bateria) e Stephan Kurmann (contrabaixo acústico). Logo após o primeiro show houve uma pausa em função da pandemia. E depois de alguns meses, veio a retomada de forma on-line. No período de junho a dezembro foram realizados, mensalmente, shows com nomes da música instrumental de Belo Horizonte levando até ao público as possibilidades sonoras de instrumentos variados, tocados por músicos de diversas gerações. Em 2021, a série está sendo dedicada às mulheres.

Publicidade
_

Memorial Híbrido

O Memorial Vale está aberto para visitação das salas que abrigam o acervo permanente e muito interativo com o público, inspiradas na ideia do museu de experiência. Cada ambiente conta um pouco da história e da cultura de Minas Gerais. A programação cultural (espetáculos, exposições, performances, teatro, dança, circo, saraus) continua quase que diariamente, só que de modo online, seguindo o planejamento do #MemorialValeEmCasa, no Youtube, nas redes sociais do espaço (facebook e instagram) e no site. As transmissões feitas pelo Youtube ficam disponíveis no canal do Memorial.

Publicidade