Nível de barragem em Ouro Preto tem alteração, e moradores são retirados

Publicidade _

Barragem do Doutor, da Mina de Timbopeba em Antonio Pereira, entrou em nível dois, no início de abril.

61 famílias que vivem no distrito de Antônio Pereira serão retiradas de suas casas por medida de segurança. No início deste mês, a Vale elevou o nível de emergência da Barragem Doutor, da Mina de Timbopeba, que está em processo de descaracterização.

Em fevereiro, as autoridades já haviam evacuado 14 famílias da região para o início dos trabalhos. Até então, a barragem estava no nível 1 para risco de rompimento. A mudança para a classificação 2 exige mais atenção.

Em função do isolamento social para prevenção da COVID-19, a equipe responsável pela retirada das famílias vai usar máscaras, luvas e outros equipamentos de proteção individual. Ainda diante das medidas de segurança exigidas pela pandemia, as famílias serão retiradas aos poucos e de forma coordenada. 

Publicidade
_

Devem deixar o local 235 pessoas, sendo 28 idosos, e também 211 animais que vivem na área. “As famílias terão casas alugadas com pagamento de água, luz é IPTU pela Vale, doação de R$ 5 mil por núcleo familiar, transporte para as crianças e trabalhadores que tiverem sua mobilidade alterada em função da mudança”, explicou Flávio Godinho, da Defesa Civil de Minas Gerais.

A Barragem Doutor, ao lado do distrito, não recebe rejeitos de mineração desde março do ano passado. No fim de agosto, a estrutura foi reclassificada pela Agência Nacional de Mineração (ANM) quanto ao método construtivo, a montante. A Vale informou que fez a opção por desativar imediatamente a estrutura e realizar a sua descaracterização.

Publicidade