No Dia da Consciência Negra, Cruzeiro vestirá camisa especial na luta contra o racismo

Foto: Daniel Hott/Cruzeiro
Publicidade _

As camisas serão utilizadas pelos jogadores celestes no primeiro tempo da partida contra o Figueirense

Na noite desta sexta-feira (20), o Cruzeiro entrará em campo no Mineirão, para enfrentar o Figueirense, às 21:30. No entanto, a Raposa já iniciou a luta fora das quatro linhas – no caso, contra o racismo. Iniciou-se a campanha denominada de #RisqueORacismo.

O dia 20 de novembro é ‘celebrado’ o Dia da Consciência Negra, data que visa relembrar sobre a luta contra a desigualdade racial – algo muito presente até os dias atuais. O Clube Celeste foi muito bem na ação, e colocou expressões racistas riscados na camisa que será usada na partida desta sexta.

Em parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol (parceiro do Cruzeiro na iniciativa e que teve seu patch colocado na manga), inúmeras expressões foram colocadas sobre os números dos atletas. Dentre estas, estão os termos “serviço de preto”, “nega maluca”, “denegrir”, “criado mudo”, “lista negra”, “coisa de preto”, “da cor do pecado” e “a coisa tá preta”.

O Cruzeiro pode e deve trazer os holofotes a estas causas, que promovem uma conscientização, educação e reforcem a igualdade e o respeito. Temos que aproveitar essas oportunidades para não somente fazer ações pontuais, mas realizar uma série de iniciativas constantes que de fato proporcionem mudanças permanentes”, ressaltou o presidente Sérgio Santos Rodrigues. 

A equipe de Comunicação do Cruzeiro ainda afirmou que os termos foram estampados na cor preta, com um risco sobre elas, para dificultar a leitura – o que representa também o quanto os negros ainda são ocultados no dia a dia.

Publicidade