Nova coleção de livros de Carlos Drummond de Andrade será lançada em Itabira

Sempre Um Papo acontece nesta quarta-feira (6) e será presencial na Fundação que leva o nome do poeta itabirano.

Índice de primeiros versos e posfácios são assinados por grandes personalidades da cultura, entre eles o ativista e escritor indígena Ailton Krenak.
Publicidade _

O Sempre Um Papo, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, abre a programação presencial 2022 do projeto em Itabira, realizando o lançamento oficial da nova coleção de livros de Carlos Drummond de Andrade. O evento contará com a presença do editor chefe da Editora Record, Rodrigo Lacerda que conversa com o público sob a mediação de Afonso Borges. O encontro, que será gravado e transmitido pelas redes sociais do Sempre Um Papo, acontece hoje, 19h, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, com entrada franca.

Tornar a obra de Carlos Drummond de Andrade atraente para leitores das gerações atuais e também para aqueles que já são fãs. Esse é o conceito por trás das novas edições de Drummond, que voltam a ser publicadas pelo Grupo Editorial Record no ano em que se celebram os 120 anos do poeta e os 80 da editora.

Além de capas que refletem o espírito drummondiano em nossos tempos, seguindo projeto gráfico idealizado pelo premiado designer Leonardo Iaccarino, as edições da Record estão passando por um minucioso e inédito cotejamento com os manuscritos e outros materiais do acervo de Drummond e ganham uma linha do tempo que percorre os três anos que antecederam a publicação e os três que a sucederam. Assim, os leitores terão uma ideia do contexto político, social e cultural que influenciou o poeta.

Publicidade
_
Ailton Krenak: Escritor indígena e ambientalista, assina um dos posfácios da nova coleção de livros de Carlos Drummond de Andrade. Foto: UFMG

Os livros contam ainda com bibliografia sobre e de Drummond, índice de primeiros versos e posfácios assinados por grandes personalidades da cultura. Assim, ‘Sentimento do mundo’ terá texto complementar do ativista e escritor indígena Ailton Krenak; ‘Claro enigma’, do escritor angolano Mia Couto; ‘Antologia poética’, de Zélia Duncan; e ‘Alguma poesia’, do estilista Ronaldo Fraga.

“Pretendemos ir além do público que já lê poesia. Os autores desses novos posfácios contam sobre o seu Drummond particular, o encantamento da descoberta, a memória afetiva relacionada ao poeta”, explica o editor-executivo da Editora Record, Rodrigo Lacerda. Outra editora do grupo, a José Olympio publicará edições especiais que resgatam os projetos gráficos que marcaram época.

Foto: FCCDA

Publicidade