Nova Monlevade recebeu o oitavo núcleo da Fundação Crê-Ser

Núcleo conta com a parceria da Paróquia São Luís Maria de Montfort e da Cáritas Diocesana

Os dois núcleos inaugurados (Amazonas e Nova Monlevade) contam com a parceria da Cáritas Diocesana, entidade ligada à Diocese de Itabira Coronel Fabriciano,
Publicidade _

Como parte da programação do aniversário de 58 anos de João Monlevade, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Fundação Municipal Crê-Ser, inaugurou no último sábado (30), o oitavo núcleo da autarquia. Esse foi o segundo núcleo inaugurado no mês de abril, correspondendo a um aumento de 40% no atendimento de crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos.

Os dois núcleos inaugurados (Amazonas e Nova Monlevade) contam com a parceria da Cáritas Diocesana, entidade ligada à Diocese de Itabira Coronel Fabriciano e que possui trabalhos no município direcionados ao público infanto-juvenil. No caso do Nova Monlevade, há também uma parceria com a Paróquia São Luís Maria de Montfort, já que o projeto da Fundação utiliza o espaço da igreja Nossa Senhora do Lírio.
De segunda à sexta-feira, as crianças e adolescentes participam do projeto da Fundação Crê-Ser com reforço escolar, alimentação e apoio pedagógico. E aos sábados, o projeto Arte e Vida da Cáritas Diocesana continua com aulas de artesanato, atividades esportivas, dentre outros.

Ana Beatriz de Souza (26) é moradora do bairro Nova Monlevade e explica que levará os dois filhos com idade entre 7 e 9 anos para participarem das atividades do núcleo. “Vai ser muito bom, pois vai retirar as crianças da rua”, comentou.

“Vai ser muito bom. As crianças estavam ansiosas para esse retorno”, destacou a monitora Raquel Costa, na inauguração..

Outra que está gostando muito da iniciativa é a estudante Raquel Costa (19). Ela é monitora voluntária do projeto Arte e Vida da Cáritas Diocesana, que é realizado todos os sábados no local. “Vai ser muito bom. As crianças estavam ansiosas para esse retorno”, destacou a monitora.
Inauguração
Durante a inauguração, o prefeito de João Monlevade Dr. Laércio Ribeiro (PT), falou sobre a alegria em entregar o espaço para a comunidade, agradeceu o empenho do pároco da São Luís Maria de Montfort, Guilherme Brandão, ao ceder o espaço da igreja para os trabalhos da Fundação Crê-Ser e toda a dedicação com os projetos desenvolvidos para crianças e adolescentes.
Ele destacou as obras da Prefeitura na região no último ano como iluminação de LED nas ruas, horta comunitária da Escola Municipal Cicinha Moura e, principalmente, a regularização fundiária que, em breve, vai entregar mais 80 escrituras.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), descreveu os novos investimentos que serão realizados no bairro como a reforma da quadra da escola municipal Monteiro Lobato e a ligação da rua São Pedro com a São Paulo, além de enaltecer os esforços dos padres monfortinos na comunidade do Nova Monlevade. “Não podemos deixar de lembrar toda a luta dos padres Júlio Martin Abad, Luizinho e Luciano no desenvolvimento do bairro e região”, lembrou.

O pároco da Paróquia São Luís Maria de Montfort, Guilherme Brandão, descreveu a inauguração do núcleo da Fundação na localidade, como uma grande oportunidade da parceria com o poder público, para fazer mais pelas crianças.

A presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-Ser, Rosângela Guimarães Ribeiro, disse que as unidades inauguradas durante o período de comemorações do anivesário do município, somadas aos outros seis, marcam de forma bastante positiva a cidade. “Os núcleos vão possibilitar uma formação ainda mais cidadã às nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

A diretora-executiva da Fundação Municipal Crê-Ser, Helenita Pinto Melo Lopes, agradeceu o padre Guilherme Brandão pela permissão de uso das instalações da igreja para o projeto e destacou o zelo da administração com as crianças e adolescentes. “Estou bastante feliz com esse novo núcleo que vai proporcionar um apoio ainda maior às crianças do Nova Monlevade”, comemorou.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara de João Monlevade, Gustavo Maciel (Podemos), dos vereadores, Belmar Diniz (PT) – líder do governo no Legislativo Municipal – e Rael Alves (PSDB), além do chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, do secretário de Esporte e Lazer, Samir Gomes, e da diretora-executiva da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio, além de crianças, jovens e moradores da comunidade.

Fotos: Ernane Motta/Fundação Crê-Ser

Publicidade