Como parte da programação do aniversário de 58 anos de João Monlevade, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Fundação Municipal Crê-Ser, inaugurou no último sábado (30), o oitavo núcleo da autarquia. Esse foi o segundo núcleo inaugurado no mês de abril, correspondendo a um aumento de 40% no atendimento de crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos.
Os dois núcleos inaugurados (Amazonas e Nova Monlevade) contam com a parceria da Cáritas Diocesana, entidade ligada à Diocese de Itabira Coronel Fabriciano e que possui trabalhos no município direcionados ao público infanto-juvenil. No caso do Nova Monlevade, há também uma parceria com a Paróquia São Luís Maria de Montfort, já que o projeto da Fundação utiliza o espaço da igreja Nossa Senhora do Lírio.
De segunda à sexta-feira, as crianças e adolescentes participam do projeto da Fundação Crê-Ser com reforço escolar, alimentação e apoio pedagógico. E aos sábados, o projeto Arte e Vida da Cáritas Diocesana continua com aulas de artesanato, atividades esportivas, dentre outros.
Ana Beatriz de Souza (26) é moradora do bairro Nova Monlevade e explica que levará os dois filhos com idade entre 7 e 9 anos para participarem das atividades do núcleo. “Vai ser muito bom, pois vai retirar as crianças da rua”, comentou.
Outra que está gostando muito da iniciativa é a estudante Raquel Costa (19). Ela é monitora voluntária do projeto Arte e Vida da Cáritas Diocesana, que é realizado todos os sábados no local. “Vai ser muito bom. As crianças estavam ansiosas para esse retorno”, destacou a monitora.
Inauguração
Durante a inauguração, o prefeito de João Monlevade Dr. Laércio Ribeiro (PT), falou sobre a alegria em entregar o espaço para a comunidade, agradeceu o empenho do pároco da São Luís Maria de Montfort, Guilherme Brandão, ao ceder o espaço da igreja para os trabalhos da Fundação Crê-Ser e toda a dedicação com os projetos desenvolvidos para crianças e adolescentes.
Ele destacou as obras da Prefeitura na região no último ano como iluminação de LED nas ruas, horta comunitária da Escola Municipal Cicinha Moura e, principalmente, a regularização fundiária que, em breve, vai entregar mais 80 escrituras.
O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), descreveu os novos investimentos que serão realizados no bairro como a reforma da quadra da escola municipal Monteiro Lobato e a ligação da rua São Pedro com a São Paulo, além de enaltecer os esforços dos padres monfortinos na comunidade do Nova Monlevade. “Não podemos deixar de lembrar toda a luta dos padres Júlio Martin Abad, Luizinho e Luciano no desenvolvimento do bairro e região”, lembrou.
O pároco da Paróquia São Luís Maria de Montfort, Guilherme Brandão, descreveu a inauguração do núcleo da Fundação na localidade, como uma grande oportunidade da parceria com o poder público, para fazer mais pelas crianças.
A presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-Ser, Rosângela Guimarães Ribeiro, disse que as unidades inauguradas durante o período de comemorações do anivesário do município, somadas aos outros seis, marcam de forma bastante positiva a cidade. “Os núcleos vão possibilitar uma formação ainda mais cidadã às nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
A diretora-executiva da Fundação Municipal Crê-Ser, Helenita Pinto Melo Lopes, agradeceu o padre Guilherme Brandão pela permissão de uso das instalações da igreja para o projeto e destacou o zelo da administração com as crianças e adolescentes. “Estou bastante feliz com esse novo núcleo que vai proporcionar um apoio ainda maior às crianças do Nova Monlevade”, comemorou.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara de João Monlevade, Gustavo Maciel (Podemos), dos vereadores, Belmar Diniz (PT) – líder do governo no Legislativo Municipal – e Rael Alves (PSDB), além do chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, do secretário de Esporte e Lazer, Samir Gomes, e da diretora-executiva da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio, além de crianças, jovens e moradores da comunidade.
Fotos: Ernane Motta/Fundação Crê-Ser