Novas Casas de Cultura J. Mendes chegam a Congonhas e Ouro Preto

Espaços de cultura

Espaços oferecem cursos gratuitos e impulsionam a economia local e geração de emprego e renda
Publicidade _

Para contribuir com o desenvolvimento dos municípios, a J. Mendes irá inaugurar em 2025, novos espaços nos bairros Pires, em Congonhas, e Mota, em Ouro Preto.
Os espaços fazem parte do projeto que combina cultura e qualificação profissional, consolidando-se como um importante vetor de emprego e renda.

Com um formato itinerante, as Casas de Cultura J. Mendes, lançadas no início de 2022, encerram suas atividades nas cidades de Belo Vale, Entre Rios de Minas, Desterro de Entre Rios, Congonhas (bairro Centro) e Piracema.
Nos últimos três anos, moradores dessas localidades tiveram acesso a cursos gratuitos de dança, marcenaria, maquiagem cênica, design em plástico, teatro e design de moda.
Agora, ao serem implementados em novas comunidades, o projeto abre caminho para que outras pessoas possam aproveitá-lo, proporcionando tanto o desenvolvimento local quanto o crescimento pessoal dos participantes.

O impacto positivo está expresso no atendimento de cerca de 2.000 pessoas nos últimos anos, nas dezenas de empregos diretos e milhares de posições de trabalho indiretas geradas.
Além disso, 83% dos egressos conseguiram colocação no mercado de trabalho ou desenvolveram novos negócios.
De caráter inclusivo, as Casas de Cultura J. Mendes têm 54% dos participantes se declarando pretos ou pardos, com cerca de 80% sendo mulheres.
“Estamos entusiasmados em proporcionar essa iniciativa para Congonhas e Ouro Preto, levando adiante nosso compromisso de promover a inclusão cultural e profissional em novas localidades. As Casas de Cultura J. Mendes têm sido um verdadeiro catalisador de transformação nas comunidades onde atuamos”, afirma Ana Thereza Balbi, gerente de Comunicação da J. Mendes.


Histórico e Impacto


Desde seu início, as Casas de Cultura J. Mendes se consolidaram como centros dinâmicos dedicados à formação cultural e à empregabilidade dos participantes.
Segundo Thereza Balbi, ao promover a interseção entre criatividade e profissionalização, o projeto destaca-se como um verdadeiro incentivador de aspirações, convertendo-as em conquistas concretas.
Essas ações integram pilares fundamentais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Deste modo, além do acesso amplo e irrestrito a uma educação inclusiva, de alta qualidade e equitativa, as Casas de Cultura estimulam o crescimento econômico de maneira sustentável, proporcionando empregos plenos e produtivos.


Ampliação de Oportunidades


Para os participantes, o projeto ampliou em 100% as oportunidades no mercado de trabalho, significando uma evolução nos desenvolvimentos pessoal e profissional.
Esse foi o caso dos alunos do curso de marcenaria da Casa de Cultura J. Mendes de Belo Vale, Maria Martins de Castro, 65 anos, e Françoar Leno Oliveira dos Santos, 30.
“Aprendi muito em pouco tempo. Com colegas dedicados, um professor atencioso e um ambiente de excelência proporcionado pelos colaboradores, só tenho a agradecer por essa oportunidade”, afirma Maria Martins. Já Françoar Leno destaca o desenvolvimento proporcionado durante o período do curso. “Só lamento não ter começado antes. Aprendi muitas coisas, incluindo técnicas de segurança para manusear as máquinas”, conta.
Além das formações já conhecidas, a Casa de Cultura J. Mendes inovou ao ofertar o curso de design em plástico e reciclagem, em Congonhas, com abordagem para a criação de peças sustentáveis a partir de materiais reciclados.
“Esse curso proporciona uma experiência enriquecedora para quem deseja unir sustentabilidade e design”, diz Liliane Dias, 33 anos, aluna do projeto.
Thereza Balbi reforça que as Casas de Cultura J. Mendes seguem firmes em seu compromisso de oferecer um ambiente onde a criatividade e a profissionalização se encontram, proporcionando um caminho multifacetado para o crescimento pessoal e profissional dos participantes.
“Este é um novo começo que promete levar os mesmos benefícios e oportunidades a ainda mais pessoas”, diz.

Publicidade