Novo Diagnóstico Socioterritorial aprimora a proteção à criança e adolescente de Itabirito

Publicidade _

Documento está sendo feito pela Prefeitura de Itabirito, em parceria com entidades sociais.

A Prefeitura de Itabirito está à frente da elaboração do Diagnóstico Socioterritorial da Criança e do adolescente, com foco no trabalho infantil. “O documento é importante para o aperfeiçoamento da política municipal de atendimento desse público e na promoção, proteção e defesa dos seus direitos. Precisamos sempre recorrer a esse tipo de trabalho para perceber melhor as mudanças das demandas desse público e, assim, adequar o direcionamento dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, explica Juliana Costa, secretária de Assistência Social.

A partir das informações coletadas e sistematizadas, será elaborado o Plano Municipal de Ação, envolvendo sociedade, poder público e a rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente. O Diagnóstico está em fase de finalização e será apresentado para a sociedade em março.

A coordenadora do Conselho Tutelar, Íris Lopes, elogiou a participação efetiva das entidades que tratam diretamente com a vulnerabilidade infantil e juvenil. Ela destacou alguns pontos verificados na elaboração do diagnóstico. “Apuramos que precisamos de mais creches, mas felizmente isso já vem sendo sanado com a construção de duas novas unidades. Também vimos a necessidade de escolas de tempo integral, para crianças de 4 a 6 anos, e a mobilização para que as empresas do município cumpram a lei, que exige a contratação de jovens aprendizes”, adiantou a coordenadora.

Publicidade
_
Publicidade