Novo modelo para tratamento de água é discutido no Morro D’Água Quente

Publicidade _

Ao dar continuidade ao processo de discussão com a comunidade para definir ações estratégicas de infraestrutura nas localidades, a Prefeitura de Catas Altas promoveu no final de setembro, reunião com os moradores do Morro D’Água Quente para discutir modelos de tratamento de água no distrito.

Após convênio com a UFMG, diagnósticos ambientais são realizados e melhores alternativas técnicas são avaliadas com moradores para a definição de obras e equipamentos para garantir abastecimento d´água e saneamento básico adequado.

Com a presença de moradores, três estudantes de engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) colheram informações sobre as necessidades dos moradores e as características da água na comunidade, além de esclarecer dúvidas e explicar alguns padrões de tratamento adequado da água para consumo.

A partir destas informações, os representantes da UFMG irão fazer uma análise e retornar ao município com duas propostas de sistema de tratamento do líquido. A ideia é que a população possa escolher a que melhor se adapta à realidade do distrito.

“O que nós queremos é que os moradores possam fazer parte das decisões que vão afetá-los diretamente. Só assim, com participação de todos, poderemos caminhar para um lugar melhor para se viver”, destaca o prefeito José Alves Parreira.

Convênio com UFMG

O município firmou  convênio com UFMG em 2018 com objetivo de elaborar projetos de saneamento básico e educação ambiental em todo município. Disto já resultou no  diagnóstico da situação sanitária com estudos sobre as condições de saneamento, condições da água, lixo e esgoto, além de questões sobre saúde, educação e segurança e alguns sonhos e desejos dos moradores.

foto: Circuito do Ouro

Publicidade