Já está assinada a ordem de Serviço para início das obras de restauro da Capela de Santo Antônio, o primeiro templo religioso de Mariana e do Estado de Minas Gerais. O local, onde foi realizada a primeira missa no município, no ano de 1696, será completamente reformado, desde sua estrutura até o largo da capela, que receberá um espaço de convivência para os moradores da região.
A capela, construída em 1701, por Salvador Fernandes Furtado, fundador de Mariana, recebeu para a intervenção um investimento no valor de 1,5 milhão de reais, com apoio do Fundo de Direitos Difusos (FDD), Ministério da Justiça e projetos elaborados com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Mariana e do IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), através do PAC de Cidades Históricas.
Com a previsão de entrega estimada para oito meses, os marianenses receberão um espaço completamente novo, enaltecendo as características deste marcante templo histórico.
“Estamos restaurando diversos patrimônios no município, não podíamos deixar a Capela de Santo Antônio de fora deste conjunto. Apreciamos o esforço da comunidade em manter esta capela, assim, o projeto visa valorizar a comunidade de Santo Antônio e valorizar nossa história, restaurando toda a estrutura do templo, assim como o seu largo e iluminação”, declarou a Arquiteta, Anna de Grammont.
Foto: Lívia Maria