As obras de revitalização da Praça da Lagoa, no bairro da Lagoa, em Barão de Cocais, foram retomadas na semana passada. A ação é fruto de um compromisso firmado entre a Vale e a prefeitura de Barão de Cocais dentro do Plano de Compensação e Desenvolvimento do município e faz parte de um conjunto de projetos realizados pela mineradora com o objetivo de contribuir para que as comunidades impactadas possam retomar suas condições de vida anteriores. As obras estão retornando de forma gradativa e, no pico da atividade, espera-se que cerca de 30 pessoas estejam trabalhando no local.
Importante espaço de lazer para as famílias de Barão de Cocais, a Praça da Lagoa está sendo totalmente revitalizada para proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar à comunidade. Entre as intervenções a serem realizadas estão a troca da grama, a construção de um playground e de uma tribuna para a imprensa, a implantação de sistemas de drenagem e irrigação, a manutenção das áreas de caminhada e a reforma da academia ao ar livre, das quadras de vôlei e peteca, do campo de futebol, dos vestiários e da arquibancada.
Iniciada em setembro de 2020, a reforma foi paralisada em março devido à inclusão do município na Onda Roxa do plano Minas Consciente, que restringia o funcionamento de atividades não essenciais durante os períodos mais críticos da pandemia de Covid-19. Somou-se a isso o pedido de alteração do projeto inicial por parte da prefeitura municipal. A revitalização da Praça da Lagoa foi indicada como um dos projetos prioritários durante a consulta pública realizada em maio de 2020 com a população. A previsão é de que os cocaienses possam desfrutar do novo espaço ainda este ano. Até a conclusão da reforma, para garantir a segurança da população, a praça permanecerá fechada.
Rio São João
Outra ação voltada para a melhoria das condições de vida dos moradores de Barão de Cocais que segue avançando são as obras no rio São João. Com a dragagem e a recomposição da mata ciliar finalizadas, a população já pode perceber os resultados das intervenções.
Iniciada em meados de 2020, as obras incluem dragagem do rio e dos córregos São Miguel e Corta Goela, o plantio de mais de 2 mil mudas de árvores ornamentais e 20 mil m2 de grama ao longo dos cursos d’água, a construção de muro de gabião e o desenvolvimento de projetos de esgotamento sanitário, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). O muro de gabião, terceira etapa das intervenções, será concluído ainda este mês. A estrutura está sendo erguida ao longo de 16 trechos considerados críticos e vai preparar a região para o período chuvoso, evitando enchentes e assoreamentos.
As ações são custeadas pela Vale e executadas pela Prefeitura Municipal de Barão de Cocais, em atendimento ao Termo de Compromisso firmado entre as partes em dezembro de 2019.