Representantes do IPHAN e da Prefeitura de Ouro Preto visitaram as obras de restauração do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Antônio Dias, ontem (3).
Foi realizada ainda uma reunião técnica para verificar várias questões relativas ao relacionamento e a sintonia entre o IPHAN e a Prefeitura de Ouro Preto.
“O Santuário está em plena restauração dos elementos artísticos, com resultados sensacionais. É uma grande revelação do tesouro escondido da matriz de Antônio Dias, porque com a remoção de camadas de pinturas e com a recuperação do douramento, a igreja volta a conquistar seu resplendor histórico”, disse o prefeito Angelo Oswaldo.
Segundo o prefeito, as avaliações, análises e fiscalizações podem ser mais ágeis para dar respostas positivas à comunidade. Ele defende melhor entrosamento entre as partes para evitar atrasos nas decisões devido a burocracia e tecnocracia.
Ele disse esperar ansiosamente para que algumas intervenções sejam iniciadas: “Nós temos ainda grandes obras que estão aguardando início, como na Igreja de Bom Jesus de Matosinhos e São Miguel e Almas nas Cabeças, um projeto importantíssimo e prioritário na pauta do IPHAN e da Prefeitura de Ouro Preto, e a matriz de São Bartolomeu , que há anos aguarda por restauração”.
A obra no Santuário está em sua segunda e última fase, que é a restauração dos elementos artísticos, um investimento aproximado de cinco milhões de reais. “É uma obra belíssima, talvez uma das mais importantes hoje no estado de Minas Gerais. Um desafio para todos nesse momento de pandemia, e queremos entregar à comunidade o mais rápido possível, prezando pela qualidade do serviço. Estou aqui para estabelecer parcerias, metas e trabalharmos com planejamento. O IPHAN vai trabalhar junto com a Prefeitura para que a gente tenha grandes resultados para Ouro Preto”, destacou a superintendente do Instituto em Minas Gerais, Débora Nascimento.
A obra é realizada pela Anima Conservação, Restauração e Artes. Gilson Felipe Ribeiro é o responsável pela empresa. “É uma obra importantíssima e complexa. Estamos sendo muito criteriosos em todo o processo de restauro. Algumas intervenções anteriores foram muito prejudiciais para o Santuário. Durante o processo encontramos várias pinturas inéditas e estamos conseguindo um resultado bastante interessante, devolvendo ao monumento uma leitura bem próxima ao período em que ele foi concebido”