Obras dos reassentamentos geram cerca de 750 oportunidades de emprego em Mariana

Os interessados devem se cadastrar na plataforma Recoloca Rio Doce para trabalhos em Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo

Publicidade _

A contratação de mão de obra volta a aumentar em Mariana, com a aceleração das obras de reassentamento em Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. São cerca de 750 vagas de emprego disponibilizadas pelas construtoras contratadas Cardan Engenharia e Technion Engenharia.

As oportunidades estão no site do Sine Mariana e na plataforma on-line Recoloca Rio Doce, criada para aproximar empresas e atingidos que estão em busca de emprego ou qualificação profissional. Para se candidatar, os interessados devem cadastrar o currículo na plataforma. O cadastramento do currículo não garante a contratação, mas é requisito para concorrer às vagas.

O processo seletivo para as vagas será conduzido apenas pelas construtoras Cardan e Technion.
As construtoras HTB e Andrade Gutierrez continuam trabalhando nos reassentamentos. A atuação de novas empresas na construção das comunidades possibilita o aumento no ritmo das obras, gera empregos e valoriza a mão de obra local.

Publicidade
_
Atualmente, cerca de 1.500 pessoas trabalham no canteiro de obras do reassentamento de Bento Rodrigues e aproximadamente 770 em Paracatu de Baixo.

As novas contratações serão escalonadas ao longo do andamento das obras e são aprovadas pelo Comitê de Prevenção à Covid-19 da Fundação Renova. Mesmo com o aumento no número de trabalhadores em campo, o efetivo se mantém menor que 50% do previsto para obras dos reassentamentos, devido a pandemia, diz a Fundação.
A segurança para os trabalhos nos reassentamentos obedece normas, como o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, medição diária de temperatura corporal e preenchimento diário do formulário de Saúde e Segurança de autoavaliação para Covid-19. É também realizada a testagem de 100% dos trabalhadores e retestagem de 50% do efetivo a cada 20 dias.

Condições dos reassentamentos:

Em Bento Rodrigues, o foco deste ano é a construção de residências.

Em Paracatu de Baixo, 6 casas tiveram obras iniciadas, com etapa de montagem de fundação concluída. As obras das escolas estão em andamento. A infraestrutura segue em fase avançada: terraplenagem das vias de acesso e das áreas dos lotes, contenções, obras da rede de drenagem pluvial, adutora de água tratada, rede de esgoto.

Publicidade