Oficina, Exposição e Espetáculo “Flores de Coragem – Mimulus 30 anos”, em Itabira

Companhia de dança também fará espetáculo na FCCDA

A programação em comemoração aos 30 anos da Mimulus Cia de Dança será oferecida de forma inteiramente gratuita nos dias 11 e 12 de julho, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Publicidade _

A Associação Cultural Mimulus oferece em Itabira nesta semana uma programação inteiramente gratuita com o objetivo de celebrar seus 30 anos de atividades.
Entre as atrações estão a realização de uma oficina, além da apresentação da exposição e do espetáculo “Potência de vida – Flores de coragem, Mimulus 30 anos”, criados em homenagem a Baby Mesquita — fundadora, diretora, produtora, e figurinista da Mimulus.

A exposição apresenta parte do acervo de figurinos da Associação Cultural Mimulus, reunindo peças que fizeram parte de grandes momentos da trajetória da companhia entre os anos de 2000 e 2018, celebrando a vida e a arte de Baby Mesquita.
Em algumas criações, Baby contou com parcerias importantes, incluindo nomes, como Ronaldo Fraga, Juliana Macedo e Ednara Botrel.

O espetáculo reúne os melhores momentos da trajetória da Mimulus Cia de Dança, com coreografias que fizeram parte de sete montagens que integram o repertório do grupo, criados entre os anos 2003 e 2018 e que já passaram por mais de 80 cidades, de 14 países.

Mimulus é uma flor conhecida como a ‘planta da coragem’.
Essa é a razão do nome, escolhido pela fundadora.
Após 33 anos de escola e 30 anos de companhia, a Mimulus segue em atividade com diversos projetos, seguindo o propósito de Baby, de utilizar as danças de salão como referência para a criação de “dança”, com assinatura própria.
Desta forma, o grupo compartilha de um lugar comum e coeso voltado para a pesquisa, criação, colaboração, experimentação e conexão entre dois corpos que dançam juntos, mesmo em tempos de tanta desconexão física.

Um pouco de história

Apaixonados pelo prazer proporcionado pelos bailes, onde reinavam os passos das danças de salão, Baby e João Baptista Mesquita, tornaram-se professores e foram pioneiros no ensino das danças de salão de forma sistematizada, em Belo Horizonte. Com a fundação da primeira escola especializada nessa modalidade e em seguida a Mimulus Escola de Dança – em 17 de novembro de 1990 – promoveram uma grande reestruturação metodológica no ensino das mesmas e acabaram por transformar a cultura das danças a dois em Minas Gerais.

Em 1992, foi formado então um grupo composto por oito crianças, alunos da Mimulus Escola de Dança.
Esse grupo foi o embrião da Mimulus Cia de Dança, que se profissionaliza no ano 2000, com a formação da Associação Cultural Mimulus.
Presidida por Baby Mesquita durante 22 anos, além de possibilitar a estrutura necessária para o funcionamento da Mimulus Cia de Dança, tornou-se responsável pela realização de importantes ações educativas e sociais, de formação artística e técnica; intercâmbios com outros grupos e profissionais; atividades de formação de público; intervenções urbanas; apresentações para escolares da rede pública de ensino; palestras para empresas; entre outras.

Oficina e espetáculo

A oficina gratuita de dança acontece no dia 11/07, quinta-feira, na Natividade Escola de Dança, situada na rua Mestre Emilio 148, bairro Pará, de 20h as 22h.
Já a exposição Flores de Coragem acontece nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12/07, no Foyer da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, com visitação das 08 às 18h.
O espetáculo “Flores de Coragem, da Mimulus Cia de Dança” será na sexta-feira (12), às 20h, na FCCDA, gratuitamente, mediante retirada dos ingressos pelo sympla: https://www.sympla.com.br/evento/flores-de-coragem-potencia-de-vida/2533329

Foto: Daniel Vidal

Publicidade