Olimpíadas de Paris: Rede ferroviária da França é atingida por ataques incendiários horas antes da cerimônia olímpica

Ataques prejudicam transporte na França

Caixas de sinalização ao longo das linhas de trem que ligam Paris a cidades como Lille, Bordeaux e Estrasburgo foram danificadas, causando grandes transtornos. Abertura oficial acontece nesta sexta-feira (26)
Publicidade _

A rede de trens de alta velocidade TGV da França foi alvo de uma série de ataques antes do amanhecer em todo o país.

O fato causou caos nas viagens e expondo falhas de segurança antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, nesta sexta-feira.
O ataque coordenado ocorreu enquanto a França montava uma grande operação de segurança envolvendo dezenas de milhares de policiais e soldados para proteger a capital.

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade.
Duas fontes de segurança disseram que o modus operandi significava que as suspeitas iniciais recaíam sobre militantes de esquerda ou ativistas ambientais, mas disseram que ainda não havia nenhuma evidência.
O primeiro-ministro Gabriel Attal se recusou a especular sobre a possibilidade de tais grupos estarem por trás da sabotagem.
“O que sabemos, o que vemos, é que essa operação foi preparada, coordenada, que os centros nervosos foram alvos, o que mostra um certo conhecimento da rede para saber onde atacar”, disse ele.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, disse que tinha total confiança nas autoridades francesas. “Não tenho preocupações”, disse ele aos repórteres na Vila Olímpica.
Mais de 300.000 espectadores são esperados nas margens do Rio Sena quando os atletas desfilarem pelo coração de Paris em uma flotilha de barcaças e barcos fluviais, parte de uma extravagante cerimônia de abertura que será assistida por um público global.

Foto: Florian Helleu/COI

Publicidade