O ginásio do Colégio Cesp (antiga ACM), no bairro Alvorada, ficou completamente lotado durante a realização do 1º Open Jiu-Jitsu de João Monlevade.
O evento esportivo contou com a participação de quase 450 atletas, integrantes de 30 equipes de diversas regiões de Minas Gerais.
Foram distribuídas 415 medalhas, sendo 198 de ouro, 149 de prata e 68 de bronze. A competição teve 255 lutas.
Mestre João Andrade Batista, coordenador geral do torneio e diretor técnico e de eventos da Liga Brasileira de Jiu-Jitsu, avaliou o evento:
“Todos nós, membros da Diretoria da Liga Brasileira de Jiu-Jitsu, saímos muito satisfeitos”.
Ele disse que a cidade demonstrou total apoio à competição.
Lembrou ainda do engajamento da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Esporte e do público local.
O destacou as lutas intensas e emocionantes, com crianças, adolescentes e adultos brilhando nos tatames.
O lutador, professor e membro da Academia Gracie Barra, apoiadora do evento, Diogo Felipe Barbosa, também exaltou o envolvimento de todos os organizadores, o que, para ele, foi fundamental para o sucesso do Open de Jiu-Jitsu.
Ele avaliou que a competição movimentou a economia local, com a procura de hotéis, restaurantes, lanchonetes e bares pelas delegações que chegaram de diversos municípios.
Disse acreditar no esporte como ferramenta de transformação de vidas, sobretudo as artes marciais.
Atualmente o Jiu-Jitsu é um dos esportes que mais cresce no mundo.
Parcerias
Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Samir Gomes, o Executivo tem feito importantes parcerias que viabilizam a realização de relevantes eventos esportivos na cidade.
“Nós estamos incentivando todas as modalidades e estamos sempre fazendo parcerias com entidades e federações profissionais para garantir o sucesso de eventos como esse.
Além do secretário de Esporte e Lazer, Samir Gomes, esteve presente à solenidade de abertura e à entrega de premiações o vice-presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, Gustavo Maciel (Podemos).