Orquestra de Câmara de Ouro Branco e Coral Canarinhos de Itabirito apresentam espetáculo Natal Todo Nosso

Os grupos se reúnem dia 15 de dezembro, às 19h30, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco para apresentar um repertório dedicado a canções natalinas.

Os dois grupos trabalham com a formação musical de jovens e a difusão da música.
Publicidade _

Natal e música sempre foram uma combinação perfeita! Afinal, o que seria desta data sem clássicos como Noite Feliz, composta há mais de 200 anos na Áustria por Franz Xaver Gruber e difundida por todo o mundo? A tradição, o encontro com quem amamos, a celebração da vida, tudo fica mais bonito com uma trilha sonora especial.

Por isso a Orquestra de Câmara de Ouro Branco e o Coral Canarinhos de Itabirito prepararam o espetáculo cênico-musical Natal Todo Nosso, que promete envolver o público de todas as idades contando a história do nascimento de Jesus por meio de belas canções. No repertório, músicas nacionais e internacionais, eruditas, populares e clássicos natalinos com a regência e direção musical de Éric Lana e Marcos Silva-Santos e preparação vocal e direção cênica de Thays Simões.

A apresentação será dia 15 de dezembro, às 19h30, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco. A abertura do concerto fica por conta da Orquestra de Formação da Casa de Música de Ouro Branco, com regência da maestrina Verônica Nobrega. Entre as obras apresentadas pelos jovens músicos estão Oh Holy Night, Canção dos Sinos, um Poutporri Natalino e outras. Além de entrar no clima do Natal, a oportunidade será perfeita para apreciar o encontro desses dois grupos tradicionais de Minas, já que tanto a Orquestra quanto o Coral trabalham com a formação musical de jovens e a difusão da música.
A entrada é gratuita. O uso de máscara é obrigatório.

Publicidade
_

Sobre os grupos

Orquestra de Câmara de Ouro Branco

Criada em 2001, a Orquestra de Câmara de Ouro Branco é formada por cerca de 20 alunos das oficinas de instrumentos da Casa de Música de Ouro Branco. A Orquestra tem regência do maestro Marcos Silva-Santos. Desde sua fundação, o grupo realiza diversos concertos em Ouro Branco e nas cidades da Estrada Real, além de se apresentar diversas vezes em Belo Horizonte. Destacam-se projetos como o Gastrofônica, que use música e gastronomia e foi sucesso de público e crítica, o espetáculo cênico-musical Sítio do Picapau Amarelo, a apresentação em projetos sociais como na APAC de Santa Luzia, os concertos na Semana da Música e no Festival de Violoncelo de Ouro Branco, além de obras como “A Paixão Segundo São João”, de J.S. Bach,; “A Missa em Sol de Schubert”, com o Coral do Sesiminas, em Mariana e Ouro Branco; “Magnificat”, de C. Ph. Emanuel Bach e “Come, Ye Sons of Arts, away”, de Henry Purcell e “Requiem”, de W.A Mozart, com o Coro da UFMG.

Coral Canarinhos de Itabirito

Pandemia afetou atividades de grupos e corais, como os Canarinhos de itabirito. Foto: Ronan Pedrosa, em 2018.

O Coral Canarinhos de Itabirito é um dos oito grupos artísticos da ACCCI (Associação Cultural Coral Os Canarinhos de Itabirito. Filiado à Federação Internacional Pueri Cantores, o grupo realizou turnês e concertos em 10 estados brasileiros e no Chile. O grupo é composto por jovens músicos com idades entre 10 e 23 anos, sendo que além de cantar todos tocam pelo menos um instrumento musical. Sua trajetória fonográfica inclui três DVD’s gravados ao vivo e um CD com canções de autoria de seu fundador. É regido pelo Maestro Éric Lana com a Preparação Vocal de Thays Simões.

Publicidade