A relação de amor e gratidão da Orquestra Ouro Preto com a cidade em que nasceu está marcada no nome e na história de uma das principais formações orquestrais do país da atualidade.
Sempre pensando em retribuir o carinho do público, a Orquestra se une ao Pato Fu para celebrar o lançamento do disco que eterniza esse encontro com a apresentação do concerto “Rotorquestra de Liquidificafu”, no dia 29 de junho, às 20h30, no estacionamento do Centro de Convenções da UFOP, com entrada gratuita.
Grande sucesso de público e crítica, “Rotorquestra de Liquidificafu” é uma vibrante viagem pelos sucessos da banda, com uma roupagem toda nova, misturando o pop rock contagiante com a musicalidade da Orquestra.
“A apresentação é um presente para nós e para quem é fã da Orquestra e do Pato. Mais uma etapa na comemoração de nossos 30 anos. Espero que seja uma noite linda e emocionante, como geralmente são os encontros com a Orquestra Ouro Preto”, afirma Fernanda Takai, vocalista do grupo.
O álbum “Rotorquestra de Liquidificafu”, que foi lançado neste mês em todas as plataformas digitais, é um disco sem rótulos, marcado pela inventividade e ousadia de uma banda fora da caixa e uma orquestra que não tem medo de desafiar os limites da música.
Um projeto muito especial, com 17 músicas em arranjos surpreendentes feitos por Paulo Malheiros.
“O disco capturou toda a aura que envolveu essa conjunção e transmite toda a excelência, a irreverência e a versatilidade que marcam a trajetória das duas formações”, sintetiza o Maestro Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto. “E o concerto concretiza, diante do público, a alegria e a potência desse encontro”, completa o regente.
O Álbum
Gravado ao vivo no Grande Teatro do Palácio das Artes, o álbum traz toda a vibe de uma noite de gala, com a plateia e os artistas juntos, cantando os grandes sucessos do Pato.
Tem de tudo um pouco, desde os hits até aquelas músicas mais escondidinhas dos 13 álbuns da carreira do grupo.
Entre elas, “Rotomusic de Liquidificapum”, uma viagem de 7 minutos por um monte de estilos musicais, que já dá o tom ousado dessa parceria. “Eu”, “Perdendo os Dentes”, “Ando Meio Desligado”, “Simplicidade”, “Canção Para Você Viver Mais”, “Água”, “Spoc” e várias outras pérolas integram o repertório.
Histórico
A “Rotorquestra” estreou em 2022, no Instituto Inhotim, diante de 2.500 pessoas que lotaram o museu e cantavam a plenos pulmões.
A apresentação ganhou um lindo registro, exibido na programação do SulAmérica Sessions Festival, e que também deve voltar à tona nos canais de YouTube da Orquestra e do Pato.
O projeto circulou por mais quatro cidades de Minas Gerais – Nova Lima, Caeté, Sabará e Santa Bárbara –, com apresentações gratuitas em praças abarrotadas.
Depois do giro pelo interior mineiro, o concerto chegou a Belo Horizonte, onde foi registrado ao vivo, no Palácio das Artes, em um momento inesquecível para a plateia, músicos e equipes que fizeram o espetáculo acontecer.
Em 2023, em um lindo palco montado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, a Rotorquestra recebeu cerca de 10 mil pessoas em mais um encontro memorável.
Foto: Rapha Garcia