Orquestra Ouro Preto e pianista Cristian Budu celebram Beethoven

Agenda de 2020 celebra também os vinte anos de sucesso da Orquestra Ouro Preto. Foto: Íris Zanetti
Publicidade _

A Orquestra Ouro Preto apresenta mais um concerto único e marcante na trajetória de 20 anos do grupo.

Desta vez, a Orquestra apresenta Beethoven de um jeito especial, no dia 24 de outubro, às 20h30, quando o grupo recebe o pianista Cristian Budu, como solista convidado, para celebrar em grande estilo os 250 anos de nascimento do compositor.

O concerto será transmitido ao vivo pelo canal da Orquestra no YouTube, direto do Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte.

Publicidade
_

Com regência do Maestro Rodrigo Toffolo, o repertório traz duas peças representativas da grandiosidade do compositor alemão em um concerto de aproximadamente 60 minutos. A célebre “Sonata ao luar” para Piano Solo e o Concerto nº 5 para Piano e Orquestra, popularmente conhecido como “Imperador”, que será apresentado em uma composição especial para a ocasião.

Em uma orquestração pouco conhecida do grande público, será apresentada a versão para cordas do compositor alemão Vincenz Lachner publicada em 1881, 70 anos após a estreia desse concerto.

Para o pianista convidado, Cristian Budu, que abrirá o concerto com a Sonata para piano, “interpretar Beethoven é um desafio – e sempre deve ser, para ser Beethoven. Ele representa a busca pelo inatingível, a mudança através da superação. Sua música requer mais questionamentos do que respostas prontas. Ela vive enquanto vive o ser humano e, por isso, deve ser sempre renovada e aprofundada, para de fato ser vivenciada”, ressalta o pianista.

Cristian Budu
O pianista é um dos mais importantes e renomados do Brasil. Budu figura na lista da revista inglesa Gramophone como um dos “Top 10 Chopin Recordings” e é considerado um dos expoentes da sua geração. Foi o primeiro brasileiro a ganhar o “Concours International de Piano Clara Haskil”, na Suíça, um dos mais importantes concursos da atualidade.

Publicidade