Orquestra Ouro Preto no Parque Mangabeiras neste sábado, com a música de Fernando Brant e Milton Nascimento

Apresentação faz parte das comemorações dos 10 anos do Memorial Minas Gerais Vale e 124 anos de Belo Horizonte

Opção cultural para a manhã deste sábado é assistir concerto da Orquestra. Foto: Paulo Vale/PBH
Publicidade _

Na manhã deste sábado, 11 de dezembro, às 11h, a Orquestra Ouro Preto apresenta a música e a poesia de Fernando Brant e Milton Nascimento, no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte, em comemoração aos 10 anos do Memorial Minas Gerais Vale e 124 anos de Belo Horizonte.
O concerto será em formato híbrido, com público presencial e transmissão ao vivo no canal da Orquestra no YouTube. A retomada dos concertos abertos ao público tem sido gradual e segue todos os protocolos de saúde e segurança contra a Covid-19. Os ingressos são gratuitos, limitados e devem ser retirados no site/aplicativo Sympla.

Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, o concerto revive grandes clássicos da produção poética de Fernando Brant, obras imortalizadas pelas vozes de Milton Nascimento, Elis Regina e seus parceiros do Clube da Esquina. Com regência e direção musical do Maestro Rodrigo Toffolo, produção executiva da Palco Marketing Cultural, direção de cena de Paulo Rogério Lage e arranjos de Mateus Freire, o repertório traz canções como “Travessia”, “Milagre dos Peixes”, “Encontros e Despedidas”, “Canção da América”, “Maria Maria”, entre outras.

Concerto “Quem perguntou por mim: Fernando Brant e Milton Nascimento” é um mergulho na história, na arte e na poesia mineira. Foto: Íris Zanetti

“O Memorial Minas Gerais Vale se orgulha de valorizar e promover a cultura mineira A melhor maneira de celebrar estes 10 anos é oferecer ao público um concerto com a Orquestra Outro Preto trazendo no repertório esses dois ícones de nossa música”, afirma o gestor do Memorial Vale, Wagner Tameirão.

-

Sobrinha do compositor homenageado, a cantora Mariana Brant é a “voz” convidada para acompanhar a Orquestra Ouro Preto. “A obra de Fernando Brant e Milton é muito importante na minha vida e na minha trajetória como cantora. Além dessas músicas terem povoado toda minha infância, as palavras de amor, amizade, justiça que o Fernando sempre fala em suas poesias, são valores que aprendi desde sempre com minha família e que faço questão de sempre levar comigo. Então, fazer parte desse concerto, junto com a Orquestra Ouro Preto, da qual sou grande admiradora, é um presente e uma emoção sem tamanho”, destaca Mariana Brant.

Para o Maestro Rodrigo Toffolo, é uma alegria retomar os concertos em praças públicas. “Estamos muito felizes em farte parte da comemoração dos 10 anos do Memorial Minas Gerais Vale com este concerto que uma homenagem a mineiridade na figura de dois grandes artistas: Fernando Brant, que poetizou Minas de forma transcendental, e Milton Nascimento, que é um patrimônio da nossa cultura e leva o nome do Estado para o mundo”, completa.

Publicidade