Os acessos e rebaixamentos das séries C e D do Brasileirão 2020

Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Publicidade _

O mês de janeiro começou de maneira decisiva para os Clubes brasileiros da terceira e quarta divisão nacional, respectivamente, séries C e D. Acessos e rebaixamentos com decisões nos minutos finais, equipe fazendo a pior campanha da história, entre outros pontos foram os destaques das competições.

Embora ainda sem término em ambos os torneios, tanto os Clubes que conseguiram subir de divisão quantos os que descenderam já foram definidos. As competições possuem formatos distintos, principalmente a Série D, onde ocorre uma regionalização entre equipes nas primeiras fases, para evitar o longo deslocamento em viagens.

SÉRIE C

Na Série C, a segunda fase é dividida em dois grupos de quatro equipes com os melhores classificados da primeira fase. A partir disso, as equipes se enfrentam em ida e volta. Os dois melhores de cada grupo conseguem o acesso, todavia, somente o primeiro irá disputar a final do torneio. Vila Nova e Remo disputarão a final, marcada inicialmente para esse final semana.

Publicidade
_

No grupo A, Vila Nova (GO) e Brusque (SC) conseguiram ascender à Série B. Além das duas equipes, Ituano (SP) e Santa Cruz (PE) ainda faziam parte do grupo e lutaram até o último minuto pela vaga. O time pernambucano, por exemplo, venceu o Brusque por 3 a 1 na última rodada, mas precisava de uma combinação de resultados, o que não ocorreu.

Um dos grupos da competição, o grupo B, possuía dois arquirrivais – Remo (PA) e Paysandu (PA) – e terminou com ambos disputando a classificação até o fim. No mesmo grupo, Londrina (PR) e Ypiranga (RS) também marcavam presença. Na última rodada apenas o Remo tinha a classificação garantida, com todas as outras brigando pela segunda vaga, esta que ficou com o Londrina.

Já na parte de baixo da tabela de classificação, Treze (PB), São Bento (SP) e Boa Esporte (MG), além do Imperatriz (MA) – que teve a pior campanha da história da Série C em todos os quesitos. Pontos, gols marcados, gols sofridos, em tudo o Cavalo de Aço foi o pior – somando apenas um ponto e marcando dez gols e sofrendo 60.

SÉRIE D

Já na Série D, após a divisão inicial em oito grupos de oito equipes e regionalizadas, a competição segue para o mata-mata, sendo disputado 16 avos de finais, oitavas de final, quartas, semifinal e final. Diferente da Série C, a quarta divisão do Brasileirão não possui rebaixamento, justamente por ser considerada a última.

Na competição, dois times paulistas e dois nordestinos conseguiram o acesso à Série C do Brasileirão. Representando o Estado de São Paulo, Mirassol e Novorizontino conseguiram duas das quatro vagas. Ademais, pela região Nordeste, Altos (PI) e Floresta (CE) conquistaram restantes.

Ainda em andamento e na fase semifinal, o Mirassol duela contra o Altos, e do outro lado da chave Novorizontino e Floresta fazem o segundo confronto. Nas partidas de ida, por enquanto, melhor para os paulistas: Mirassol goleou o Altos, em casa, por 4 a 0; Novorizontino empatou fora de casa contra o Floresta em 1 a 1. As partidas de volta acontecem nesse final de semana.

Publicidade