Os Talibãs retomaram controle no Afeganistão

Após duas décadas da invasão, intensa guerra e controle do país, tropas norte-americanas abandonaram nação asiática às pressas. Situação lembra saída de Saigon.

Publicidade _

Os Talibãs estão entrando em Cabul de todos os lados, depois que as grandes cidades caíram nas mãos dos combatentes islâmicos. Em muitas delas não houve resistência. Neste domingo, antes de Cabul, eles tomaram Jalalabad.
Helicópteros aterrissaram perto da embaixada americana na capital, enquanto veículos diplomáticos estão deixando o complexo. Com a capitulação de Mazar-i-Sharif, Maymana e Jalalabad – a quinta maior cidade do Afeganistão – o número de capitais de província que caíram nas mãos dos Talibãs subiu para 26. A maioria das cidades se rendeu sem lutar. Procedendo com grande rapidez, os Talibãs conseguiram controlar todos os postos de fronteira no Afeganistão e o aeroporto de Cabul, continua sendo a única saída do país. O Ministro do Interior paquistanês, Sheikh Rashid Ahmed, confirmou que os Talibãs haviam conquistado o lado afegão do vale de Torkham, a última travessia restante controlada pelo governo.

O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani.Foto:AP

Combatentes talibãs chegaram neste domingo (15) à capital do Afeganistão – Cabul, a última grande cidade que ainda estava sob controle do governo do presidente Ashraf Ghani, que abandonou o país O movimento volta ao poder depois de duas décadas.

A nova situação no país pode se transformar no maior desafio da gestão de Joe Biden, presidente norte-americano.

-
Publicidade