
A mesa farta, o jeito acolhedor de agradecer, os sabores únicos de cada canto do estado, o afeto da avó e as fotos antigas da família. O pão de queijo é patrimônio. Como disse o consultor técnico em queijos artesanais, Elmer de Almeida, presente na abertura do Festival de Turismo de Ouro Preto (Festur): “Degustar queijo é degustar história”. E a história de Minas se faz assim — entre sabores inesquecíveis e encontros que ficam na memória.
Para mostrar mais uma vez o “jeitim” mineiro, a quinta edição do festival será realizada de 4 a 6 de junho, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
O lançamento aconteceu nesta terça-feira (13), em Belo Horizonte. O Festur 2025 reunirá exposições, feiras de negócios, shows culturais, roteiros turísticos, palestras e painéis. A programação conta com a participação de 15 cidades, abrangendo quatro regiões, e mais de 40 expositores confirmados.
Durante o lançamento, o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, comemorou. “De Minas para Minas. De Minas para o mundo. O Festur, para nós, é um evento especial e uma referência na cidade. Hoje estamos aqui, neste lançamento, celebrando dois patrimônios públicos: primeiro, o queijo — afinal, o evento acontece no Centro de Referência do Queijo; e segundo, Ouro Preto, nosso patrimônio histórico e cultural”.
Viver o Festur
Entre os destaques da programação, estão a Rota Turística Jaguara, com o lançamento de um audiobook, além de painéis abordando geração de renda, economia criativa, integração de regiões e políticas públicas para o turismo.
Com o apoio da Emater, uma feira com 20 expositores poderá ser apreciada pelo público. Por fim, o especialista em marketing e turismo digital, Thiago Akira, irá contar sobre a sua experiência.
Além disso, o festival oferecerá musicalidade, entretenimento e gastronomia, mantendo viva a cultura que encanta mineiros e visitantes.
Uma das novidades deste ano é o Corredor Cultural, que promete abrilhantar ainda mais o evento, com intervenções artísticas e vivências sensoriais. O Festur também será um espaço para negócios com o trade turístico.
Foto: Patrick de Araújo