Ouro Preto concede subvenções sociais a Corais

Coral São Pio X e Associação dos Amigos da Escola de Música Padre Simões receberão R$60 mil reais cada um, permitindo a democratização do ensino da música tradicional

Ouro Preto concede subvenções sociais a Corais
Coral São Pio X - Ouro Preto
Publicidade _

Na última terça-feira, dia 25 de abril, o auditório da Prefeitura de Ouro Preto foi palco da Cerimônia de Assinatura das Leis 1.342 e 1.343, que concedem subvenções sociais aos Corais São Pio X e Associação dos Amigos da Escola de Música Padre Simões, no valor de R$60 mil reais para cada coral. O objetivo dessa ação é resgatar a memória musical da cidade, incentivando a retomada da Escola de Música do Antônio Dias e fomentando o crescimento da Escola de Música do Pilar, permitindo a democratização do ensino da música tradicional.

Valorizar essas escolas de música é essencial, já que elas oferecem uma alternativa acessível aos programas de música tradicionais, que muitas vezes são caros e exclusivos. Isso permite que estudantes de todas as origens socioeconômicas possam aprender música e ter acesso a oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, essas escolas podem inspirar e motivar jovens talentosos a seguirem carreiras na música e nas artes, aumentando a diversidade e a criatividade no campo.

Relembrando

Durante a cerimônia, o Bispo Emérito Dom Francisco Barroso relembrou momentos de décadas passadas, quando enfrentou inúmeros desafios para manter a Associação dos Amigos da Escola de Música Padre Simões em atividade por muitos anos, sem receber qualquer ajuda ou verba pública. A mesa foi composta pelo prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo; a vice-prefeita, Regina Braga; a secretária Adjunta de Cultura, Margareth Monteiro; o diretor de Promoção Cultural, Arthur Ramos; o vereador Renato Zoroastro; o pároco e reitor da Basílica Nossa Senhora do Pilar, Padre Adilson Umbelino Couto; e o Bispo Emérito Dom Francisco Barroso.

O encontro também contou com belas apresentações dos Corais, que abriram e encerram o evento. A secretária Adjunta de Cultura, Margareth Monteiro, falou sobre os registros musicais do século XVIII e sobre a importância de dar continuidade a essa tradição contribuindo com a produção da música local. Já o pároco e reitor da Basílica Nossa Senhora do Pilar, Padre Adilson Umbelino Couto, relatou que essa é a primeira subvenção para escola Padre Simões.

“Hoje foi feita a assinatura da subvenção para as escolas de música Padre Simões e São Pio X, para a Escola Padre Simões, é a primeira subvenção, para a São Pio X já é a segunda. Nós agradecemos essa sensibilidade do poder público, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o empenho da Câmara dos Vereadores em aprovar o projeto que foi assinado pelo nosso prefeito. Isto é muito importante para continuidade da Escola de Música Padre Simões, que é um projeto cultural e artístico, mas também uma missão social, que atende gratuitamente tantas crianças, adolescentes, jovens de Ouro Preto que precisam se ocupar de algo tão nobre”, concluiu o pároco.

A valorização da cultura e da arte é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade e para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos. A iniciativa de conceder subvenções sociais aos Corais São Pio X e Associação dos Amigos da Escola de Música Padre Simões é um passo importante nessa direção, e esperamos que outras ações semelhantes sejam realizadas no futuro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE