Ouro Preto dá inicio à vacinação contra a Covid-19

Lilian sendo vacinada contra a Covid-19. (Foto: Ane Souz/PMOP)
Publicidade _

A técnica de enfermagem Lilian Silva Alves foi a primeira pessoa a ser vacinada na cidade.

A noite desta terça-feira, 19 de janeiro de 2021, ficará marcada na história de Ouro Preto. Na Santa Casa, às 18 horas, a coordenadora de imunização Maria Aparecida Silva deu início à vacinação na cidade histórica após aplicar as três primeiras doses da CoronaVac – vacina que teve seu uso emergencial aprovado no último domingo.

A primeira felizarda a receber a vacina contra a Covid-19 em Ouro Preto foi a técnica de enfermagem Lilian Silva Alves. Há 22 anos, Lilian se dedica à profissão, sendo mais de 12 vividos na Santa Casa de Ouro Preto. Nos últimos meses, a profissional viveu momentos turbulentos em seu ambiente de trabalho, devido, principalmente, ao alto número de casos na região.

A vacina é a esperança de um novo início. Tenho muitas expectativas das coisas melhorarem, da gente poder voltar a abraçar todo mundo e não vivenciar mais a perda de tantas pessoas para essa doença“, afirmou a técnica de enfermagem.

Pouco depois, o ouro-pretano Leomir Leandro Correia Maia, também técnico de enfermagem da UTI da Santa Casa, e Cristiano Alves Félix, coordenador enfermeiro do Centro de Unidade de Terapia Intensiva, foram imunizados.

Na primeira remessa, Ouro Preto recebeu 1413 doses. As vacinas foram distribuídas aos municípios de acordo com os critérios do Governo Federal: taxa de letalidade, número de profissionais da Saúde e população.

Os três primeiros imunizados em Ouro Preto: Lilian, Leomir (à esquerda) e Cristiano (à direita). Foto: Ane Souz/PMOP.

COMO VAI OCORRER A VACINAÇÃO

Primeiramente, serão vacinados os profissionais que atuam no Hospital de Campanha, na UTI e Pronto Atendimento da Santa Casa e no Pronto Atendimento da Unimed. Posteriormente, os demais profissionais da Saúde e os colaboradores do Lar São Vicente de Paulo.

Já na segunda remessa, que ainda irá chegar à cidade, serão contemplados idosos acima de 80 anos, seguindo para para os maiores de 70, e depois maiores de 65, de acordo com o plano municipal de imunização.

Na segunda remessa que irá chegar, serão vacinados os idosos acima de 80 anos, em seguida os maiores de 70 anos e depois, maiores de 65 anos, seguindo o plano de imunização.

ONDE TOMAR A VACINA

Segundo divulgado pela prefeitura de Ouro Preto, os profissionais da Saúde devem esperar a vacinação no próprio local de trabalho, pois as equipes de imunização irão até o local para aplicar a vacina. A segunda dose deverá ser aplicada entre duas e quatro semanas após a primeira.

Para os demais grupos, a prefeitura informou que os Postos de Saúde irão organizar nas ruas a vacinação, evitando gerar aglomerações.

Confira o plano de municipal de imunização no site da prefeitura de Ouro Preto. (Clique aqui!)

Publicidade