A antiga fábrica de tecidos de Ouro Preto está destinada a um objetivo nobre e inovador: dar vida ao Parque Tecnológico Minero-Metalúrgico de Ouro Preto. Essa iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia em conjunto com a Fundação Gorceix irá representar um grande avanço para a valorização da região. A criação do Parque Tecnológico trará uma série de benefícios para a população, incluindo a geração de capacitação profissional, emprego e renda.
O prefeito Angelo Oswaldo destacou a importância do projeto para a garantia do desenvolvimento do Plano de Aceleração do Desenvolvimento Econômico (PADE) no município. Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, afirmou que essa iniciativa irá colocar Ouro Preto na vanguarda das políticas públicas de inovação e tecnologia. “Essa iniciativa trará mais geração de emprego e damos mais um passo no nosso plano de diversificação econômica”.
O Parque Tecnológico será uma importante ferramenta de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias em Ouro Preto, integrando-se ao ecossistema de inovação da cidade. Isso irá garantir que as vagas de maior especialização e remuneração do setor da mineração fiquem em Ouro Preto, consolidando a cidade como referência na exploração de minério e pesquisa tecnológica da indústria.
Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está trabalhando em conjunto com o Instituto Federal de Minas Gerais e o Porto Digital para construir um Hub de Inovação, cuja inauguração está prevista para ainda este ano. Com a criação desses espaços promotores da inovação, Ouro Preto está pronta para intensificar a diversificação econômica da cidade e garantir um futuro próspero para a população.