Para atender a diversos pedidos da comunidade e avançar na questão da segurança, a prefeitura de Ouro Preto acionou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na busca por soluções e alinhamento de ações rápidas e imediatas, além de buscar alternativas de longo prazo para sanar as atuais dificuldades enfrentadas por todos: pedestres, ciclistas, motoristas e moradores de áreas próximas à BR.
Para tanto, o prefeito Angelo Oswaldo e a vice Regina Braga se reuniram com secretários e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para alinhar ações e enfrentar essas demandas.
A reunião aconteceu nesta segunda-feira ( 01 junho) e foi uma iniciativa do vereador Matheus Pacheco. Segundo Angelo Oswaldo, foi um encontro muito produtivo. “A Rodovia dos Inconfidentes, a BR 356 e a Rodovia do Contorno, em Ouro Preto, são trechos com um índice elevado de acidentes e estamos lutando com o DNIT para a volta dos radares. Assim, estamos estudando quais são as medidas que podem ser tomadas para que esses trechos viários tenham mais segurança para os pedestres de Ouro Preto e distritos”.
Alexandre da Cunha, chefe de serviço do DNIT, ressalta a importância dessa proximidade dos poderes públicos e afirma que a união dessas forças é que traz o resultado. “Sentamos com o Executivo e Legislativo na busca de alternativas para solucionar os problemas de operação no trecho urbano da BR 356. A intenção é encontrar uma forma definitiva e pontual para resolver essas questões. Então, foram discutidos todos esses caminhos a serem trilhados para atingir cada objetivo e quem sabe, num espaço curto de tempo”, afirmou.
O secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, reforça a importância dos equipamentos de trânsito nesse local. “Nossa ação visa a segurança dos munícipes, pois é uma faixa com várias aglomerações urbanas que exige um tratamento especial. Estamos negociando a reinstalação dos radares e também uma melhor sinalização nesse trecho que é um local com intenso tráfego de pessoas. Ainda mais com retomada do turismo e com a possível volta às aulas, é preciso que haja um acesso seguro para a travessia dos ouro-pretanos”. Também estiveram na reunião, os secretários de Governo, Felipe Guerra, e de Obras, Antônio Simões, o vereador Matheus Pacheco e o superintendente de trânsito, Jorge Kassis.