Ouro Preto homenageia o mestre Aleijadinho nos 210 anos de sua morte

Natural da cidade, Aleijadinho deixou um legado artístico imortal que até hoje define a identidade de Ouro Preto e do Brasil

Ouro Preto homenageia o mestre Aleijadinho nos 210 anos de sua morte
A Igreja de São Francisco de Assis é um dos maiores ícones de sua produção na cidade
Publicidade _

Na última segunda-feira, 18 de novembro, a cidade de Ouro Preto prestou uma emocionante homenagem aos 210 anos da morte de Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, um dos maiores mestres da arte barroca no Brasil. Nascido na própria cidade, Aleijadinho deixou um legado artístico imortal que continua a definir a identidade de Ouro Preto e do Brasil, suas obras sendo um símbolo de genialidade e resistência.

A maior parte das realizações artísticas de Aleijadinho está concentrada em Ouro Preto, onde o mestre criou algumas de suas obras-primas. A Igreja de São Francisco de Assis é um dos maiores ícones de sua produção na cidade, projetada por ele em 1766. A estrutura da igreja reflete a visão arquitetônica de Aleijadinho, com detalhes feitos por sua oficina, como o altar-mor, o retábulo, o frontispício e a fonte-lavabo da sacristia, revelando a complexidade e grandiosidade do trabalho barroco e a habilidade do mestre em combinar arquitetura, escultura e talha dourada.

Além da Igreja de São Francisco de Assis, outras obras de Aleijadinho em Ouro Preto também carregam o legado artístico do mestre. Na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Aleijadinho modificou o frontispício e esculpiu diversos elementos, assim como na Igreja das Mercês e Perdões, na Igreja de São José e na Igreja de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos, onde suas esculturas são testemunhos de sua dedicação inabalável à arte e à fé.

A figura de Aleijadinho continua a ser um símbolo de resistência e genialidade humana, mesmo enfrentando uma doença que deformava suas mãos e pés. Suas esculturas, incluindo os famosos Profetas de Congonhas e seu trabalho em Ouro Preto, são testemunhos de sua dedicação à arte e à fé.

Homenagem ao mestre

Para celebrar a memória de Aleijadinho, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e o Museu do Aleijadinho estão realizando a 45ª Semana do Aleijadinho, uma série de eventos em homenagem ao mestre. Na última segunda-feira, foi celebrada uma Santa Missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição, seguida pela inauguração de uma estátua de Aleijadinho, doada pelo artista Elias Layon, que passará a integrar o acervo do Museu do Aleijadinho, localizado dentro da paróquia.

Publicidade