Ouro Preto iniciou comemorações da Semana do Patrimônio

Uma das atividades foi a assinatura do termo de cooperação técnica com a Family Search para digitalização e modernização do Arquivo Público Municipal.

Ouro Preto não é Patrimônio Cultural da Humanidade por acaso. Foto: mundodosinconfidentes
Publicidade _

O rico patrimônio material e imaterial, sua história, a arquitetura barroca entre ladeiras, igrejas, pessoas, grupos culturais e cada detalhe de Ouro Preto, faz com que o Município celebre com entusiasmo o dia Nacional do Patrimônio, a ser comemorado em 17 de agosto.


Neste contexto, foi organizada pela Secretaria de Cultura e Patrimônio a semana de comemorações com vários evento, iniciado nesta quarta-feira (11), com três importantes celebrações: os 270 anos de criação do Arquivo Público Municipal, 77 anos de criação do Museu da Inconfidência, antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e também pelo aniversário de 277 Tomás Antônio Gonzaga.
Também aconteceu o ato de consolidação da parceria com o Family Search por meio da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, solidificando a importância do arquivo na construção das narrativas históricas.

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, destacou a importância de se ter um acervo mais moderno e dinâmico. “Esse termo de cooperação técnica vem para tornar o Arquivo Público Municipal mais acessível à população ouro-pretana de forma a preservar o documento em papel, mas também disseminar a origem das famílias de Ouro Preto, dos primeiros habitantes, dos povoadores, dos formadores da comunidade de Vila Rica”.

Publicidade
_

Ele também doou documentos importantes como a assinatura do Conde de Bobadela, o Gomes Freire de Andrade, a assinatura de Augustin François de Saint-Hilaire, um naturalista francês que escreveu muito sobre Ouro Preto. “Esses documentos pertenceram a Nelson de Sena, ex-diretor do Arquivo Público Mineiro, nos foi doado pela Maria Leticia Nelson de Sena e vai compor e enriquecer nosso acervo”, explicou.

Margareth Monteiro, secretária de Cultura e Patrimônio, enfatiza a importância dessa celebração. “Essa semana registra a valorização da memória e do patrimônio da cidade. Ouro Preto é cenário de uma diversidade cultural, de saberes, fazeres e sabores que identificam uma comunidade que respira arte, que respira cultura. Sua história é muito representativa na memória nacional. Portanto, eventos e atividades de dinamização e de educação patrimonial são necessárias para que a comunidade, o visitante, o turista, possam compreender esse valor que Ouro Preto tem no cenário brasileiro”.

Segundo Elias Marçal, gerente de Relacionamento da Family Search, a instituição é um braço da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Último Dias, que mantém todas as operações da entidade. “Nosso trabalho é proporcionar às pessoas a construção da sua história, por meio do site gratuito e aberto para que qualquer um possa buscar informações sobre seus antepassados, sua origem. É possível anexar fotos, vídeos, áudios e pode deixar no site, como um local de armazenamento, ou, se quiser, pode compartilhar com outros usuários do sistema”.

Termo avança na modernização e digitalização de documentos, beneficiando o Arquivo Público Municipal.

Já existe um termo de cooperação técnica com o Museu da Inconfidência e agora o Arquivo Público Municipal e os cemitérios municipais terão seus documentos digitalizados e disponibilizados no site da Family Search para que qualquer pessoa possa acessá-los e conhecer mais sobre as personalidades que passaram por Ouro Preto. Isso, além de trazer mais agilidade no processo de pesquisa, vai preservar o acervo em papel, que são arquivos frágeis e de extrema importância histórica.

Confira a programação abaixo.

DIA 12 – QUINTA-FEIRA

13h – Lançamento digital nas redes sociais da Prefeitura Municipal do Documentário “A FÉ QUE CANTA E DANÇA”, de Vinícius Terror.

DIA 13 – SEXTA-FEIRA

17h – Abertura da exposição “Espelho da memória”, fotos de Luiz Fontana. Bate Papo sobre o passado, presente e futuro da paisagem urbana de Ouro Preto.

Local: Terminal Rodoviário de Ouro Preto

DIA 14 – SÁBADO

17h – Apresentação do Coral e Orquestra Cidade dos Profetas, série “Concertos Itinerantes”, sob a Regência do Maestro: José Herculano Amâncio.

Local: Igreja São Francisco de Assis

DIA 16 – SEGUNDA-FEIRA

13h – Lançamento digital nas redes sociais da Prefeitura Municipal da exposição “João Veloso, legado e obra: 90 anos do 1º tombamento municipal brasileiro”.

DIA 17 – TERÇA-FEIRA

· DIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

· Aniversário de nascimento de Rodrigo Melo Franco

Local: Casa de Gonzaga – Secretaria de Turismo e Arquivo Público

De 14h às 16h30

· 1º Encontro de Gestores e Agentes de Preservação do Patrimônio Cultural – III Fórum de Educação Patrimonial.

Local: Auditório da Casa Bernardo Guimarães – Fundação de Artes de Ouro Preto

Participação presencial mediante convite e confirmação de presença.

Transmissão via canal do Youtube da Casa do Professor/Secretaria Municipal de Educação.

14h – Abertura oficial do Evento;

14h15 – A trajetória de Ouro Preto nos 25 anos de ICMS Cultural: desafios e possibilidades na gestão e na consolidação da política de proteção do Patrimônio Cultural Municipal;

15h – “Ouro Preto, o meu lugar”: 3 anos de pioneirismo e inovação na educação para o patrimônio;

16h – Lançamento oficial do material didático do Programa de Educação Patrimonial “Ouro Preto, o meu lugar”;

16h30 – Encerramento oficial.

Foto: Ane Souz

Publicidade