Início Ambiente Ouro Preto lança esgoto no Rio das Velhas. Única ETE em São...

Ouro Preto lança esgoto no Rio das Velhas. Única ETE em São Bartolomeu não funciona.

Parque das Andorinhas degrada com lançamento de esgoto de distrito ouropretano. Foto: PMOP

Em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto e primeira vila urbana às margens do Velhas, a Estação de Tratamento de Esgoto está inativa. Inaugurada em 2008, a primeira ETE da Bacia do Rio das Velhas não tem sido acionada desde janeiro deste ano, quando a empresa Saneouro assumiu a concessão do tratamento de água e esgoto no município. Dessa forma, todo o esgoto produzido pelo distrito está sendo lançado in natura no curso d’água.

Piscinas naturais na nascente do rio, em Ouro Preto.Foto: andorinhas.,eco.com.br

Já no bairro Morro São Sebastião, também em Ouro Preto e vizinho ao Parque Natural Municipal das Andorinhas, a falta de coleta de esgoto atinge diretamente a cabeceira do Rio das Velhas. Embora haja no bairro uma estação de bombeamento de esgoto com rede coletora, alguns moradias que vertem para a Bacia do Velhas não estão ligadas à rede, e os efluentes vão desaguar em cinco cursos d’água que formam as nascentes do rio.

Com o não funcionamento da ETE em São Bartolomeu, Ouro Preto, que tratava 0,5% do seu esgoto, no momento não trata sequer um litro de dejetos.
Poucos anos atrás, o município investiu milhões de reais na construçaão da ETE Osso de Boi, às margens da rodovia do Contorno e ela foi interditada por não ter licença ambiental e por ser uma construção irregular.
No mesmo período, outros milhões de reais foram aplicados em rede coletoras urbanas, principalmente na região do Bairro Pilar, sem efeito prático algum.

*Procurada pela reportagem para se posicionar sobre os problemas da ETE de São Bartolomeu, a Saneouro, empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto no município, não se manifestou.
Caso ocorra, seu posicionamento será acrescido à matéria.

Sair da versão mobile