A Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto está realizando um mutirão oftalmológico no período de 04 a 07 de março, com o objetivo de eliminar a fila de espera para a primeira consulta na cidade.
Os atendimentos serão feitos em uma carreta oftalmológica localizada na Praça da Estação, na Barra, e os agendamentos estão sendo feitos pela central de marcações da Secretaria Municipal de Saúde. Até o momento, 720 pacientes já foram agendados.
Além disso, a carreta também estará atendendo alunos de 5 a 17 anos, das cidades de Ouro Preto e Mariana, que participam do Programa Miguilim, uma iniciativa do Governo do Estado voltada para a saúde ocular nas escolas públicas.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a oftalmologista Adriana Piuzana realiza triagens nas escolas e encaminha as crianças que necessitam de avaliação oftalmológica completa. Estima-se que 250 crianças serão atendidas durante o mutirão.
A enfermeira Taciana Oliveira, responsável pelo Programa Miguilim, explicou que as crianças que precisarem, receberão óculos custeados pelo programa.
Além disso, em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, será realizada uma avaliação da obesidade e síndrome metabólica nas crianças e adolescentes, incluindo medição de índice de massa corpórea, pressão e circunferência abdominal.
Com autorização dos pais ou responsáveis, as crianças serão avaliadas enquanto aguardam o atendimento oftalmológico.